segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro/RS



Conhece essa paisagem? Impossível não conhecê-la, não é mesmo?
Pois é, estamos falando do Pão de Açúcar (Sugar Loaf), que fica na  Cidade Maravilhosa. Esta vista, especialmente, é do último andar do Botafogo Praia Shopping, onde fica o Botequim Informal.





Segundo o saite www.bondinho.com.br, existem várias versões para a origem do nome.

 Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
O penedo teve ao correr do tempo, cronologicamente, os seguintes nomes:
“Pau-nh-açuquã” da língua Tupi, dado pelos Tamoios, os primitivos habitantes da Baía de Guanabara, significando “morro alto, isolado e pontudo”; “Pot de beurre” dado pelos franceses invasores da primeira leva; “Pão de Sucar” dado pelos primeiros colonizadores portugueses; “Pot de Sucre” dado pelos franceses invasores da segunda leva. Ortograficamente, segundo a anterior ortografia da Língua Portuguesa, “Pão de Assucar”, era com ss.
O nome Pão de Açúcar generalizou-se, a partir da segunda metade do século XIX, quando o Rio de Janeiro recebeu as missões artísticas do desenhista e pintor alemão Johann Moritz Rugendas e do artista gráfico francês Jean Baptiste Debret que, em magníficos desenhos e gravuras, exaltaram a beleza do Pão de Açúcar.






São dois bondinhos: o primeiro, parte da Praia Vermelha e sobe até o Morro da Urca, com esta bela vista.





O segundo, parte do Morro da Urca e vai até o Pão de Açúcar, propriamente dito. Ah, você tem medo de altura? Eu também! Mas, em primeiro lugar, quando se está viajando, há que se enfrentar os medos. Faz parte da vida e da experiência da viagem. Em segundo, pode subir tranquilo. O bondinho é muito seguro. E terceiro: se você não subir, você VAI se arrepender certo, porque a vista lá de cima é de tirar o fôlego.





Estas fotos foram tiradas na última vez que lá estive, em outubro de 2011. Apesar do sol, estava muito frio, com um vento muito gelado. E as nuvens volta e meia cobriam um dos morros, volta e meia o outro, ou ambos, ou nenhum... Lindo de ver.




O final de tarde se parou assim. Lindo. Sobre as nuvens, o Cristo Redentor abençoando a Cidade Maravilhosa. Sim, porque o Rio de Janeiro continua lindo!




E Copacabana é o local perfeito para se ficar. Há muitos hoteis legais, bares e restaurantes. Além do que tudo acontece ali. Mas a minha dica, se você for em um grupo, ainda que pequeno, é alugar um apartamento. Sai bem mais em conta do que um hotel e você ainda tem mais liberdade. Estávamos entre 6 pessoas e gastamos menos da metade do que gastaríamos se estivéssemos em um hotel. Foi ótimo. Ah, e fiz tudo pela internet.


Guanabara Mitológica, de Remo Bernucci



Praia do Flamengo, com o Aeroporto Santos Dumont à direita


Enseada do Botafogo com Aterro do Flamengo
 Sabe lugar lindo? É este.



Nenhum comentário:

Postar um comentário