domingo, 8 de julho de 2012

Rafain Churrascaria: mais uma vez minha tese se confirma



Por sugestão de amigos, fomos jantar no Rafain Churrascaria Show. Não sou adepta de restaurantes tipicamente turísticos (já escrevi sobre os Cena Tango Show de Buenos Aires aqui), porque tudo tem é feito para 'inglês ver', não retratando a realidade. Mais uma vez minha teoria se confirmou.

O Rafain é uma churrascaria caríssima. Foram R$ 90,00 por pessoa, com transfer desde o hotel, o que optamos fazer para podermos tomar um vinho ou uma cerveja sem ter que dirigir depois.

Bem, o motorista te pega no hotel pouco antes das 20h e te larga num brete, digo, num baita restaurante (acho que cabem mais de mil pessoas!), cuja mesa já está previamente reservada. A primeira coisa a fazer, após localizar a mesa no meio de tantas outras, é ir se servir no buffet, que é grande e contempla vários pratos, inclusive sashimi.

Aí, você vai para a fila da carne. É churrascaria, mas não é espeto corrido, que é quando o garçom vem com o espeto até a tua mesa e tu te serves, que é bem comum no Rio Grande do Sul. Vi uns japas com cada pratinho alto de carne... Dava a impressão de que nunca tinham visto uma!

Às 21h as luzes se apagam para começar o show. Se você comeu, comeu, se não comeu e quer continuar comendo, vai ser no escuro. O que importa agora é o show.

E que porcaria de show. Eles apresentam alguma coisa da tríplice fronteira: música paraguaia (guarânia e galopera), música argentina (tango e milonga) e música peruana e boliviana (na verdade, música andina). Por fim, apresentam o que é vendido do Brasil: xaxado, maxixe, capoeira, axé, samba, malandragem carioca e mulher pelada. Não apresentam nada da cultura do RS, que é tão bela.

Ah, durante o show, os garçons trazem para a mesa um coquetel de frutas não alcoólico sem que você peça. Dizem que é para o brinde final do show. Adivinhem... ele aparece na conta depois para você pagar... E não adianta reclamar...

E mais: pagamos R$ 7,50 uma cerveja long neck... É ou não é um assalto???

A comida é razoável e a sobremesa até vale a pena investir, em que pese você ter de saboreá-la no escuro. Mas nada que justifique esse preço absurdo.

E você tem que pagar a sua conta antes de o show terminar, porque quando as luzes finalmente se acendem o seu motorista já o está esperando para levá-lo de volta ao hotel.

Resumo da ópera: se você gosta de restaurante tipo para-turista-ver, é o local ideal; mas se não gosta de cilada, fuja dele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário