quarta-feira, 25 de julho de 2012

Itaipu: a maior usina do mundo - Foz do Iguaçu/PR




Visitar a Itaipu é obrigação para quem vai a Foz do Iguaçu. Até mesmo porque durante muitos anos foi a maior usina hidrelétrica do mundo em área construída, perdendo somente para outra que está sendo construída na China. Entretanto, em geração de energia, continua sendo top list





Foi construída no Rio Paraná, em uma parceria com o Paraguai. Da produção total de energia, 50% pertence ao Brasil e 50% ao país vizinho. Entretanto, o Paraguai só utiliza 8% da energia produzida, sendo que o restante é comprado pelo Brasil.




São várias as formas de visita. Todos os ingressos para acesso às atividades turísticas são adquiridos no Centro de Atendimento ao Turista, que fica antes do portão de acesso ao empreendimento. Como nas Cataratas, percebi que o pessoal está bem treinado para o atendimento dos turistas, tirando todas as nossas dúvidas e mais algumas.

Como a Valentina ainda não tem 11 anos, a gente não pode fazer a visita completa, que chega até as turbinas (Circuito Especial). Fizemos o circuito panorâmico, apenas, mas que já valeu muito a pena.

Em primeiro lugar, você assiste a um vídeo institucional nesta sala de projeção e depois, seguindo o adesivo que você recebeu, embarca em um ônibus de dois andares para o tour.




Tivemos tanta sorte que o vertedouro estava aberto naquele dia, o que não é comum. Mais uma cascata de água que fez com que a Valentina ficasse deslumbrada. A vazão aqui, segundo comentaram, é superior à vazão das Cataratas. É muita água mesmo.








Na primeira oportunidade em que lá estive, visitei a usina com uma kombi da empresa, graças a um tio que lá trabalhava. Onde hoje é o grande lago, atrás da barragem, eu passei de kombi e tirei fotos. O lago foi formado em duas semanas, quando a previsão era de 4 meses, graças a uma chuvarada que caiu na época, que causou uma das maiores enchentes na região.





Eles estão com um projeto agora em que os antigos barrageiros fazem o roteiro no ônibus e contam aos visitantes a sua história lá dentro, bem como fatos pitorescos que aconteceram por ocasião da construção.




Além da Usina, visitamos o Ecomuseu, um dos empreendimentos da Itaipu Turismo. O Refúgio Ecológico, em razão do horário, ficou para a próxima.

Mas como nada é perfeito, em razão do horário, acabamos por almoçar no restaurante que tem lá dentro da usina. Aqui o atendimento deixou muito a desejar. E a comida, idem, diferenciando-se do resto. Ah, não preciso dizer que pagamos muito caro por um prato de a-la-minuta, não é mesmo?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário