segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Encantada, a casa de Santos Dumont - Petrópolis/RJ





Em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, está localizada a Casa de Santos Dumont. Trata-se de uma pitoresca residência no alto de um morro, na Rua do Encanto, próximo à Universidade Católica de Petrópolis. Naquela época, ali funcionava o Palace Hotel, que fornecia as refeições para Santos Dumont, pois a casa é desprovida de cozinha.




Chama a atenção a escada de acesso, recortada em forma de raquete, que obriga o visitante a começar sempre com o pé direito. Seria Santos Dumont supersticioso?? Dentro da casa há outra escada igual, só que o primeiro degrau deve ser pisado com o pé esquerdo...




Em seu interior funciona um museu que abriga obras e pertences do morador ilustre. Há uma réplica do 14 Bis, o primeiro avião que criou, bem como o seu típico chapeu e sua mala usada em viagens,  com suas iniciais gravadas.








Observa-se que a casa não possui divisórias, à exceção do banheiro, que tinha um chuveiro quente, o único no Brasil para a época, aquecido à álcool.

Na parte de baixo, o escritório e a sala de refeições. No segundo piso, o quarto e o banheiro. E do lado de fora, no telhado, um observatório para que ele pudesse observar as estrelas. Tudo pequenino, já que era um homem de baixa estatura.

Santos Dumont foi um gênio, efetivamente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário