domingo, 23 de janeiro de 2022

A saga do apartamento continua!

 


Lembram que contei da saga para encontrar um apartamento aqui em Sevilha? Não viu? Volta no penúltimo post e lê ele antes de continuar aqui. 

Pois é... estávamos muito bem acomodados no apartamento do Airbnb até que... a proprietária disse que não aceitava a aquisição de mais dois meses para fechar o nosso tempo aqui. Tudo porque nós pedimos a ela para firmar um contrato privado a fim de que eu pudesse apresentar ao Ayuntamento de Sevilla (o equivalente à Prefeitura) para nos empadronar (ou seja, sermos considerados moradores da cidade e podermos usufruir de diversos benefícios para quem mora aqui). Não queríamos nada diferente do contrato do Airbnb - que não foi aceito pelo Ayuntamento - e ainda nos propusemos a fechar o prazo pela plataforma para dar total garantia a ela. Ela simplesmente enlouqueceu com o pedido e apresentou uma reclamação contra o Jaime, que havia feito a locação, no Airbnb. A plataforma entrou em contato com ele e ele, prontamente, disse que não queria mais ficar os três meses ali naquele endereço, afirmando que no dia 07 de fevereiro, dia em que fecharia um mês, nós o entregaríamos, alterando, assim, a reserva.

Eu estava na Universidade quando recebi a seguinte mensagem: estou te esperando para resolvermos uma situação. Ao mesmo tempo, recebi uma mensagem do Airbnb - até agora não sei o porquê, pois a reserva estava em nome dele -  afirmando que o prazo da locação havia mudado. Eu não fazia ideia do que tinha acontecido. Recolhi minhas coisas e comecei a voltar para casa. No caminho, enquanto percorria os 2,2km que separam a Universidade do apartamento, pensei em muitas coisas, mas foquei em agradecer o que havia acontecido, sem sequer ter ideia do que era. Mas agradeci muito e pedi que coisas boas viessem. 

Eu tinha me matriculado na academia, o Jaime tinha visto aulas de padel, tínhamos pedido a vaga na escola que ficava dobrando a esquina para a Valen...  Ou seja, estávamos de fato nos organizando e organizando uma rotina para todos. Tínhamos decidido esperar a resposta da escola para decidir o que fazer, pois fiquei sabendo que não é necessário o empadronamento para obter a vaga na escola (informação contrária a que tinha recebido antes). Então, se conseguíssemos a vaga, permaneceríamos ali; caso negativo, aí, sim, iríamos ver outro lugar antes de concluir os três meses, porque é muito difícil conseguir lugar para alugar que não seja por contrato de longa duração, ou seja, um ano.

Quando cheguei em casa, o Jaime me mostrou a troca de mensagens, me contou o que havia acontecido e disse: não sei o que tu pensas, mas disse que à atendente do Airbnb que sairíamos em 30 dias. Claro que eu concordei, porque não havia mais clima para ficarmos ali.

No mesmo dia, acionamos um corretor que havia prestado um bom trabalho na fase anterior e a OPAU, uma central de imóveis que tem aqui. Ou seja, voltamos à estaca zero.

No outro dia já começamos a visitar apartamentos outra vez. Pela OPAU, olhamos um bem interessante, todo reformado, perto da Universidade. Mas no sábado olhamos um que nos encantou, mesmo ficando mais longe da Universidade: passaria de 2,2km para 2,9km.

Claro que o apartamento era bem mais caro do que o que estávamos e ainda teríamos que pagar, além dos 800 euros, a luz e pedir a instalação de internet. A vantagem do Airbnb é que todos os custos estão incluídos no preço.

Quando da visita, comentei com a proprietária que eu precisava do contrato e da última fatura de água, luz ou gás para apresentar no Ayuntamento, para conseguir empadronar e isso era conditio sine qua non para que fechássemos o aluguel. Como a filha dela está empadronada aqui, ela precisava conferir se era possível que nós também assim estivéssemos. A resposta viria somente na segunda-feira. A torcida era grande!

Saímos a caminhar pela cidade, passando pelos bairros de Remédios e Triana, onde almoçamos. Depois fomos para o Torre Sevilha, um shopping aberto que tem aqui, muito legal.

Na segunda, veio a resposta. Era possível e para garantir o aluguel, precisávamos fechar o contrato até 30 de junho, mesmo saindo no dia 10. E naquela mesma noite tínhamos que pagar a fiança, no valor de um aluguel. Obviamente, decidimos por ele (a diferença entre o da OPAU e ele era de 50 euros mensais, mas não havia comparação entre eles!), que nos acomodaria de uma forma bem confortável.

A maior surpresa veio quando a proprietária disse que iria conosco, no dia seguinte, ao Ayuntamento, para nos empadronar. Conseguimos marcar a 'cita' para a terça-feira de manhã e lá nos encontramos. Ela nos apresentou como amigos dela e disse que estaríamos na casa dela durante um tempo e que ela autorizava o nosso empadromento aqui. Como era para escolarização da Valen, o empadronamento era mais rápido, sairia em até 3 dias úteis. E saiu na sexta-feira (21/01/2022).

Saímos dali e ela nos levou na escola onde a filha dela estuda. E lá preenchemos outra ficha pedindo a vaga para a Valen cursar o primeiro ano do Bachilerado em Ciências Sociais e Humanidades. A situação mudou um pouco quando ela, a proprietária, disse à pessoa que estava na secretaria da escola que a Valen estava fora da escola e que isso era proibido. Ele anotou na ficha que preenchemos, juntou a minha carta de aceitação da universidade e o protocolo do Ayuntamiento e enviou para a Secretaria de Educação. Menos de duas horas depois, me ligaram de lá, com as instruções: convalidar os documentos escolares da Valen e levá-los na secretaria da escola.

Na quarta, fui até o local informado, mas precisava de 'cita' (agendamento) para poder convalidar os documentos. Depois de muito vai e vem e uma ligação telefônica para o setor educacional, descobri onde exatamente eu tinha que ir e o que efetivamente eu tinha que fazer, Mas não consegui marcar a cita para o dia seguinte.

Depois disso, viemos assinar o contrato do apartamento e pegar as chaves, mas ainda não viemos ficar aqui. A proprietária comprou roupas de cama para nós, pois não temos nada. Já tínhamos até visto o preço para comprar, mas ela se antecipou, comprou e deixou aqui. 

Na quinta-feira decidimos fazer a mudança. Duas viagens de Cabify e as nossas coisas estavam aqui, no novo endereço. Antes estávamos em La Rosaleda, agora estamos em Heliópolis, bairros opostos na geografia da cidade. Estamos num apartamento completo, enquanto lá no outro não tínhamos nem forno elétrico, nem microondas e ainda não podíamos ligar dois aquecedores elétricos - que compramos - juntos, pois caía a chave. Aqui temos ar condicionado quente e frio em todas as peças, além de cozinha completa. Lá tínhamos um pequeno pátio, aqui temo um jardim enorme, pois estamos em um condomínio.



Nesse mesmo dia, fomos atrás de internet. Andamos um pouco, até que conseguimos. Compramos itens que estavam faltando, como toalhas de banho, de rosto, secador de cabelo, etc. A vantagem que tem muita loja de chineses, para todos os lados, com TUDO, simplesmente TUDO o que precisamos para uma casa. E, claro, tem uma a pouco mais de uma quadra daqui.

O apartamento está reformado e fica no terceiro piso. É um condomínio, inclusive com pátio interno. Tem uma vista linda do por-do-sol. É bem iluminado e tem duas sacadas. De fato, um excelente lugar, muito superior ao anterior.






Hoje o Jaime entrou em contato com o Airbnb e solicitou o cancelamento da reserva. Para tanto, era preciso alterar os prazos da reserva. Caso a proprietária aceitasse, o dinheiro seria/será parcialmente devolvido, descontados os dias em que lá ficamos. Claro que ela concordou na hora. Ela estava com medo de que ficaríamos eternamente no apartamento, porque pedimos para fazer o contrato privado... E ainda reclamou quando o Jaime solicitou a ela que abrisse a caixa do correio para poder pegar uma correspondência a ele endereçada... 

Enfim, hoje devolvemos o outro apartamento, tal e qual nós o recebemos. Agora é só esperar para ver se o dinheiro vai ser mesmo devolvido. Foi a primeira vez que tivemos problemas com anfitriões. Mas depois da reclamação que ela fez, não tínhamos mais como permanecer lá... acabamos deixando de gostar do apartamento e querendo sair de lá o mais rápido possível.

Como sempre acreditamos que o universo é perfeito, encontramos um lugar melhor, mais confortável e ainda com pessoas que nos ajudaram a resolver parte das questões burocráticas aqui. Estamos, agora, numa região mais nova, numa rua ampla, bem iluminada e ao lado do campus das ciências exatas da Universidade.

Vou ter que procurar outra academia aqui pela região ou ir de ônibus para a Atlas. Mas isso é apenas um detalhe. O que importa é que agora temos um contrato de aluguel até junho e uma casa para chamar de nossa! Já estamos empadronados e semana que vem a Valen deve começar na escola IES Ramón Carande.

Seguimos na torcida.

Um comentário:

  1. Carmba!! Q confusão..... mas enfim, tudo ajeitado! Como bem vc disse, o universo conspira. Agora é só relaxar e vocês estão bem melhor acomodados mesmo. Bujão

    ResponderExcluir