sábado, 1 de janeiro de 2022

Cáceres


 

Cáceres foi fundada pelos romanos no século I a.C. Depois, no século V d.C, foi tomada pelos visigodos e arrasada. Passado algum tempo, os muçulmanos construíram uma base militar com o objetivo de enfrentar os cristãos vindos do norte durante a época da Reconquista. A denominação árabe mais provável de Cáceres é Al Qazrix.


A cidade foi murada apenas no século XII, devido ao avanço dos cristãos. Mas o Rei Afonso XII tomou a cidade em 23 de abril de 1229, dia de São Jorge, patrono da cidade. Após a retomada, houve a reconstrução da cidade sobre as bases já existentes. Cáceres é hoje um dos sítios históricos mais preservados do mundo.

Arco de la Estrella


O Centro Histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986, sob o nome Cidade Antiga de Cáceres. Aqui foram rodados filmes e séries, tais como Game of Thrones (7ª temporada); Isabel; Teresa, el cuerpo de Cristo; Romeu e Julieta, etc.

Cáceres possui cerca de 30Km² e está a 500m sobre o nível do mar. Possui mais de 90.000 habitantes.


Montei um roteiro mínimo (baseado nos filmes e séries que foram gravados aqui) a partir do sítio da municipalidade, que é muito completo, diga-se de passagem. Com o auxílio do Google Maps - ou não - fomos descobrindo a cidade antiga bem ao nosso gosto: nos perdendo e nos achando. Por vezes todos juntos, por outras, separados. Resultado: caminhamos o dia inteiro e ainda não vimos tudo.


Plaza de Santa María

Na Praça de Santa María está a igreja de mesmo nome e, na frente, o Palácio Episcopal. Aqui, antigamente, era a sede do foro romano. Após a reconquista, tornou-se o centro nevrálgico de Cáceres, sendo que em frente à porta da igreja se reunia o Conselho Municipal para a tomada das decisões mais importantes, inclusive sobre a aplicação de penas.


Sede do bispado


Plaza de San Pablo

Nesta praça estão o palácio e a Torre de las Cigüeñas e uma pequena igreja que, atualmente, pertence ao Convento da Ordem de Santa Clara. As irmãs desta ordem produzem doces, que podem ser adquiridos aí. No dia em que visitamos a praça, estava fechado, mas comprei doces das Monjas Jerónimas. Achei bem bons!

 
 

A compra e venda dos doces é feita sem contato visual


A Torre de las Cigüeñas é mais alta que os demais prédios ao redor. Conta-se que a Rainha Isabel, a Católica, mandou destruir as demais torres já existentes, menos essa, que data do século XV.


Casa e Torre de las Cigüeñas


Plaza de San Mateo

A Igreja de San Mateo data de princípios do século XVI, mas sua construção, sobre a antiga mesquita, somente foi concluída no século XVIII, sendo considerada a mais antiga da cidade. Na frente da igreja está a Plaza de San Mateo. Na segunda foto, já se vê, ao fundo, a Plaza San Pablo.







Plaza de San Jorge

Esta praça surge com a restauração que foi levada a efeito entre os anos 1965 e 1966, com a eliminação de uma fonte pública que aí havia. Aqui se destaca a escada que dá acesso à Igreja de San Francisco Javier, de estilo barroco, e ao colégio da Companhia de Jesus. Ao lado, visitamos o Jardim de Cristina de Ulloa. No centro da praça, há uma imagem de São Jorge, o padroeiro da cidade, em razão da data da sua reconquista, dia 23 de abril de 1229. A imagem é obra do escultor Jesús Rodriguez Aranda. 





Plaza de las Veletas

A Plaza de las Veletas está na parte mais alta da cidade monumental e, não, eu não tenho uma foto dela. A única foto em que ela aparece, de longe, é esta, tirada a partir da Plaza de San Pablo. Também não tenho foto da frente do Museu de Cáceres (Palácio de las Veletas), que abriga o mais preservado Aljibe Hispano-Musulmán da Espanha e um dos melhores do mundo (cisterna). Mas o que importa é que visitamos ambos os lugares. O museu ocupa, também, a Casa de los Caballos, abrigando uma singela coleção de belas artes, com destaque para uma obra de Greco, a Jesús Salvador, datada de 1612, que chegou a ser roubada do museu, há mais de 40 anos.

A Plaza de las Veletas está na frente do prédio branco ao fundo. Atrás da igreja que aqui aparece, está o museu de Cáceres.


Arco de la Estrella

O Arco de la Estrella é a porta principal de entrada da cidade monumental de Cáceres, unindo a Plaza Mayor com a Plaza de Santa María, dois pontos importantes da cidade. Tem estilo barroco e foi construída por Manuel de Larra Churriguera no século XVIII sobre uma construção do século XV. O arco é largo para facilitar a passagem das carruagens. Pelo lado interno do muro, há uma imagem da Virgem de la Estrella, protetora dos viajantes. 

Aqui é possível subir na muralha, visitar um centro de informações, subir em suas torres e visitar achados arqueológicos romanos. O ingresso pode ser combinado, ainda, com o Baluarte de los Pozos.




Sítio romano

Plaza Mayor vista desde a Torre do Bujaco (complexo Arco de la Estrella)


Vista da cidade desde a muralha


Baluarte de los Pozos - ainda em escavação

Os poços eram a fonte de água da localidade


Quiosco de la música

Foi um dos cenários do filme Planos para o Amanhã, de 2010, dirigido por Juana Macías e interpretada por Goya Toledo, Carme Elpias e Ana Labordeta entre outros. Atualmente, funciona um café.




Judería vieja e Judería nueva

Na Judería vieja está el Baluarte de los Pozos. Aí visitamos, também, o museu Casa Árabe. Na Judería nueva está a atual zona de comércio e turismo. A primeira fica dentro das muralhas e a segunda, fora, a partir da Plaza Mayor.

Começando a visita, que custa 2 euros

Sala de apresentações

Aljibe

parte interna, com acesso à cozinha

sala de banho

Quarto do homem, entre o quarto das suas mulheres (a principal e mais quatro) e a bodega (em nível mais alto que os demais cômodos da casa)


Jardim interno


Fuente Consejo



É considerada a mais importante de todas as fontes que existem na cidade. Sua construção foi ordenada por D. Alfonso Golfin no final do séc. XV. Está perto do Arco del Cristo, um dos acessos à cidade murada.



Bem, a cidade tem muito mais para ver. Esse foi o roteiro que escolhi fazer. Mesmo assim, caminhando pelas ruas, passei na frente de muitos outros pontos de interesse que havia lido no saite da municipalidade, fonte dessas informações aqui do post. Nós dormimos três noites no hotel AHC, que fica cerca de 1,5km da cidade e dispõe de entacionamento gratuito. A reserva foi feita pelo link que o blog possui (na coluna lateral direita, você também pode acessar e fazer a sua reserva).

No segundo dia, visitamos Trujillo e voltamos para Cáceres para terminar o que havia ficado pendente do primeiro dia de visitações. Já fui muito mais neurótica com fotos e informações, mas de um tempo para cá, foco naquilo que quero ver sem qualquer pretensão de esgotar os pontos de visitação. Ah, e às vezes até me esqueço de tirar fotos, porque estou tão imbuída da visita e do conhecimento que estou adquirindo que todo o resto fica para trás. Também aprendi a curtir a caminhada, as vistas, as comidas e tudo o mais. O blog é só um hobby e nele relato a minha experiência.

Abraços desde a Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário