segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Madri

 


Como já contei aqui, nossa vinda para a Espanha foi motivada pelo meu doutorado sanduíche, que começa no dia 10 de janeiro de 2022, junto à Universidade de Sevilha. Como em fevereiro houve o fechamento da fronteira três dias antes do nosso embarque, desta vez decidimos vir no primeiro dia possível após o início do recesso do Judiciário, depois de confirmarmos que eu não teria plantão nesse período (no último reveillon estava eu nessa tarefa). Embarcamos, então, no dia 19 de dezembro para uns dias de férias por aqui, depois desses dois anos pesados - de trabalho e de isolamento - por que passamos todos. Decidimos, ainda, ficarmos uns dias em Madri e depois pensar em algo até chegarmos em Sevilha.


Ficamos uma semana em Madri. O Jaime e a Valen já conheciam a capital espanhola, pois em 2015, durante a nossa Primeira Expedição Europa, estivemos nela uns dias. Eu vim outras duas vezes (em 2017 e 2018) com a Univates, para apresentar trabalho em eventos na Universidade de Sevilha, sempre com uma passadinha por Madri. E agora viemos de novo, todos juntos.

Alugamos um apartamento pelo airbnb na Calle Atocha, nº 74, que foi excelente custo-benefício. Está perto da Estação de Atocha, a principal de Madri, e na porta do prédio está a estação Anton Martín, do metrô. Além disso, está perto da Puerta del Sol e, também, da Gran Vía (para quem gosta de caminhar, como nós).




Não tínhamos roteiro pré-definido e tínhamos que pensar os dias seguintes. Eu queria mostrar a eles alguns lugares que conheci nas oportunidades em que estive sozinha pela cidade e queria descubrir novos lugares com eles. Antes de sairmos do Brasil, decidimos que, em um dos dias, iríamos conhecer Ávila, como contei aqui, que havia ficado para trás lá em 2015. E decidimos, também, visitar o museu Thyssen-Bohnermisza, que também estava naquela lista.




Então, andamos muito por Madri. Parque do Retiro, Fuente de las Cibeles, Gran Via, centro histórico, Puerta del Sol, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel, Jardines Reales, Templo de Debot, Plaza España... Foram dias de muitos quilômetros caminhados, sob sol ou chuva. Encontramos até con Van Gogh, em uma exposição incrível (que vi que chegará ao Brasil em março de 2022, em SP). E nós recomendamos a experiência para quem puder ir.


 


  

Bueno, algumas fotos dos nossos dias em Madri:

Um dos antigos portões da cidade

Plaza Espanha

Mercado de San Miguel

Congresso dos Deputados

Uma parte do Museu do Prado

Parque do Retiro

Madri é sempre encantadora. Pegamos uns dias de chuva, mas mesmo assim foi possível aproveitar a cidade.

Abraços desde Espanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário