quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Ávila

 



Ávila é a capital da Província de mesmo nome, que integra a Comunidade Autônoma de Castilha e Leão. Está a 1131m acima do nível do mar, sendo, assim, a capital de província mais alta da  Espanha. A cidade foi fundada pelo Rei Afonso VII, no século XI. A muralha de estilo românico que circunda a cidade histórica é a grande atração e pode ser parcialmente visitada. O ingresso custa cinco euros por pessoa. A cidade é Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1985, quando assim foi declarada pela UNESCO.

Ávila estava na programação da nossa primeira Expedição Europa, mas uma nevasca impediu que chegássemos até ela a partir de Segovia, onde estávamos. Quando decidimos vir para Madri, para uns dias de férias, logo decidimos ir conhecê-la. E o passeio saiu no dia 22 de dezembro de 2021. Como contei aqui, compramos os tíquetes e, mesmo antes de amanhecer o dia, saímos de casa rumo à Estação Atocha. Daqui seguimos com o Renfe Cercanías até a estação Príncipe Pio e de lá tomamos o trem para Ávila. Mais ou menos 20 minutos para cumprir o primeiro trecho e 1h40min para o segundo.


Fizemos o trajeto completo que é possível fazer sobre a muralha. A cada torreão, uma vista diferente. O ingresso custou cinco euros por pessoa, sendo que a Valen, por ser estudante, com carteirinha internacional emitida pela ISIC, pagou 3,50 euros. 

Quando finalmente descemos, saímos à procura de uma restaurante para comer 'chuletão de cordero', prato típico de Ávila, conforme eu li em outro blog. Encontramos o Restaurante Cocó e a garçonete me explicou que em Ávila se come 'ternera' e não 'cordero'. Que o prato típico daqui é 'chuletão de ternera'. Bem, aceitamos a proposta e nos deliciamos com os pratos locais.

 

Pedimos um menu degustação para duas pessoas, com direito a duas entradas, o chuletão, uma bebida (podendo ser 'una copa de vino') e sobremesa. A Valen optou por hambúrguer.

  

Na foto da esquerda, Judías del Barco de Ávila e na da direita, Patatas Revolcones. Se tiver que escolher um dos pratos, o da esquerda, sem sombra de dúvidas! Depois, veio o chuletão de ternera de Ávila. Aprendi, a pior maneira, que aqui se pede a carne ao ponto. Pedi ao ponto menos e não consegui comer. Tive que pedir para voltar para o fogo.


De sobremesa, Creme de Manga e Torta de Queijo. Foi para terminar com o povo!


Voltando na direção da Catedral, vimos numa vitrina as famosas Yemas de Santa Teresa. Era óbvio que precisávamos comer! Compramos e... amamos. Gema e açúcar é a receita. 



   Decidimos visitar a Catedral del Salvador por dentro. Ela é considerada a primeira catedral gótica da Espanha, com um pé direito de 28m de altura. Na arquitetura, tem influência francesa. Foi projetada para ser fortaleza e para ser templo, sendo que a parede do fundo se confunde com a muralha. Há muitas obras de arte em seu interior, sendo alguns altares banhados a ouro.



Depois de concluir a visita, terminamos de ver a muralha do outro lado. O sol começou a cair (tinha previsão de chuva e São Pedro colaborou com o tempo bom) e a temperatura, também. Já era hora de voltar para a estação, para esperar o trem - que partia às 18h12min - de volta para Madri.

Mais um destino espanhol riscado do nosso caderninho. Vale a pena um bate-e-volta lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário