terça-feira, 25 de janeiro de 2022

O visto espanhol para estudantes e a pasta de documentos


 

Algumas pessoas me pediram informações sobre a pasta de documentos que preparei para vir para cá e por que ela é necessária. Bem, não é obrigatório ter uma pasta de documentos, mas eu prefiro ter tudo comigo e não precisar do que precisar de algo e não ter. Ainda mais que vínhamos para mais tempo e que tínhamos a dúvida sobre poder entrar na Espanha no dia 20 de dezembro ou apenas dia 27, conforme me informaram no Consulado de Porto Alegre. Sim, eu sou a chata da organização, confesso!


Sobre o visto:

Quando vamos solicitar a aplicação do visto no Consulado Geral da Espanha é preciso, em primeiríssimo lugar, comprovar o endereço, porque o Consulado de Porto Alegre somente atende a moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Moradores de outros estados devem buscar o seu consulado de referência aqui.

Depois, é preciso ler as informações que estão na página do consulado de referência, no caso de Porto Alegre (clique aqui), e apresentar os seguintes documentos: o formulário de solicitação de vistos, que deve ser impresso e preenchido à mão (em que constará a tua fecha (data) de chegada no país e a de saída, a carta de aceitação da universidade, uma foto 3x4cm, seguro saúde com cobertura mínima, comprovação de renda, cópias de extratos bancários e do último imposto de renda. E eu, por ser funcionária pública, precisava apresentar a autorização de afastamento publicada no DOE. Veja a lista completa dos documentos e a ordem de apresentação deles. Os documentos do Jaime e da Valen precisaram comprovar o vínculo comigo, além do formulário, da foto e do seguro. O Consulado orienta a não emitir as passagens antes da decisão do pedido de visto. E outro detalhe: o visto de estudante te autoriza a entrar no país 15 dias antes do início do curso, segundo informação oficial.

Documentos na mão, é preciso marcar a cita no saite, enviando um e-mail em um link próprio. Eles te enviam a data e o horário em que deverás ir pessoalmente no Consulado, exceto menores de idade, para apresentá-los. Depois disso, é preciso aguardar o envio do código de acesso e seguir acompanhando o andamento pelo link próprio. Enquanto não começou a tramitar, consta pendiente de tramitación na pesquisa. Quando está em tramitação, a resposta será en tramitación. E se já há uma decisão, aparecerá resuelto, a resposta mais esperada. Mesmo assim, ainda não saberás se ele foi concedido ou não, pois é preciso ir lá no Consulado, pessoalmente, para saberes. Para isso, não precisa marcar 'cita', basta ir. Eles apontam no sítio oficial um prazo de 30 dias, mas geralmente demora de 7 a 10 dias a decisão. 

No nosso caso, eu já havia obtido o visto antes, então estava tranquila quanto ao resultado desta segunda aplicação, que foi gratuita, tendo em vista que não havíamos podido embarcar em fevereiro de 2021, como estava planejado. Emiti as passagens mesmo antes do visto para garantir o preço, pois eles aumentavam cada vez mais. Mas nada é tão simples, né?

Nosso prazo estava justo para tudo. No dia em que fomos aplicar o visto, o sistema estava fora do ar e nós, em tese, não poderíamos aplicar. Eu paralisei na frente da atendente. E o Jaime tomou a frente e disse: mas já tivemos um visto deferido e tal... E ela disse: então eu posso ficar com a documentação de vocês, porque não é preciso pagar a taxa e daí eu não preciso do sistema agora. Essa situação já fazia uma semana e não havia prazo para a situação voltar ao normal.

Passados uns dias, fiz contato. O sistema havia voltado. Recebi o email com o link e o código de verificação. Passei a consultar duas vezes por dia, no mínimo. Até que saiu resuelto na segunda-feira antes do embarque. Na terça de manhã, quando o Consulado abriu, estávamos lá e voltamos com os vistos deferidos! Mas que sufoco, viu?

Quero deixar bem claro que essa foi a NOSSA experiência. Consulte sempre o link do Consulado para fazer o seu trâmite, pois ele está sempre atualizado. E o Consulado da Espanha no Rio de Janeiro é bastante ativo no Instagram. Vale a pena seguir.


A pasta de documentos

Bem, eu preparei uma central de documentos para apresentar na imigração, caso fosse necessário. Nela pus todos os documentos que apresentei no consulado, tanto os meus, como os do Jaime e os da Valen. Na ordem da pasta:


- Carta de aceitação pré-doctoral;

- Autorização de afastamento para estudos;

- Como esse período é uma construção, documentos que o comprovam, como deferimento de férias e de folgas de plantão;

- Convênio da Univates com a Universidade de Sevilha;

- Edital de Mobilidade Internacional da Univates;

- Resultado do julgamento do edital;

- Comunicação do deferimento da alteração da data, tendo em vista a pandemia;

- Histórico escolar do doutorado;

- Comprovante de matrícula;

- Plano de trabalho (apresentado para a Univates e para o MPRS);

- Certificado DELE B2, requisito básico do Edital, emitido pelo Instituto Cervantes, comprovando a fluência no idioma;

- Seguro-viagem para nós os três para todo o período;

- Comprovação de registro imobiliário;

- Certidão de união estável (tivemos que fazer a escritura pública no tabelionato e o registro no Ofício de Pessoas Naturais e, ainda, apostilar em Haia, requisitos exigidos pelo Consulado);

- Documentos do Jaime (contratos sociais, IRPF);

- IRPF meu;

- Extratos bancários;

- DECORE do Jaime e contra-cheques meus (dos últimos 4 meses);

- Comprovantes de endereços (meu e do Jaime);

- Certidão de Nascimento da Valen (emitida dentro de um ano da data da apresentação no Consulado, igualmente apostilada em Haia);

- Cópias dos nossos documentos (CNH, passaportes e vistos);

- Receitas dos medicamentos que usamos normalmente (uso contínuo e de uma farmacinha básica, pois trouxemos até antibióticos básicos);

- Certidão de antecedentes criminais (extraídas da internet);

- Currículum Lattes;

- Contrato com a Univates;

- Certificados de vacinas da covid-19;

- Carteira de vacinação da Valen;

- Passagens;

- Documentos de transferência escolar da Valen;

- Fotos 3x4 de todos.


Esses são os documentos que trouxe. Na imigração, nada foi pedido (eu estava com a pasta na mão). Mas ela já foi muito útil aqui, tanto para o empadronamento, como para a escola. E o documento mais solicitado é, sem sombra de dúvidas, o Certificado de Vacinação da Covid-19. Em todos os restaurantes, cafés, bar de tapas, etc. nos pediram o passaporte até agora. E pelo que li na imprensa local, essa regra vai seguir valendo ainda por um tempo, tendo em vista a alta de infecções pela variante ômicron (mesmo que os números venham caindo drasticamete dia a dia aqui na Andaluzia).

E nela estão sendo guardados, ainda, os documentos daqui: contrato de aluguel, recibos, carta de empadronamento, etc. É um peso para carregar? Sim, mas, como disse antes, prefiro ter tudo à mão e não precisar do que precisar e não ter.

E você, costuma a se organizar assim? Tinha ideia de que talvez fosse preciso tantos documentos? Já passou por alguma situação e não tinha os documentos junto? Conta pra gente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário