sábado, 13 de agosto de 2011

Jericoacoara/CE


Talvez o lugar mais bonito que já conheci. Do Brasil, se tivesse que escolher um para voltar, voltaria de olhos fechados para Jericoacoara e ficaria vários dias por lá.



O lugar é simples, mas cosmopolita ao mesmo tempo. Ouve-se os mais variados idiomas do mundo. Não tem calçamento. Nem luz elétrica na rua (postes, fios, etc.). Por isso, lembre-se de por na mala uma lanterna para caminhar à noite.


Dunas enormes integram o Parque Nacional de Dunas. Jericoacoara foi transformada em APA em1984, fins de preservação. Aliás, para se chegar nesta típica vila de pescador, há que se atravessar o parque, de noite, num veículo 4x4. Não há estradas. Nem iluminação. Somente as estrelas e a lua a guiar o caminho.


Dentro do Parque existem diversas Lagoas, como a Paraíso, que é uma ponta da Lagoa da Jijoca. Lugarzito especial para jericoacoar...


Mas o que significa Jericoacoara? Apesar das diversas versões existentes para a origem do nome "Jericoacoara", a mais provável é que seja indígena, derivando do tupi-guarani: yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), ou seja, "buraco das tartarugas", numa referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Alguns pescadores antigos alegam, entretanto, que o nome vem do formato do "Serrote" (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara. Acima, vê-se as dunas gêmeas do Parque Nacional de Dunas e, abaixo, o serrote. Há, também, uma terceira versão para o nome Jericoacoara. Ela é trazida por Seu Pedro, um poeta local, que diz que o nome reúne três animais locais: quá quá (uma espécie de pássaro), coara (que se refere ao jacaré quarando ao sol) e jeri (de jerico). Entretanto, a mais conhecida é a do jacaré quarando ao sol, originado da formação das dunas, conforme já mencionado.
 



Abaixo, a famosa Pedra Furada, um arco de pedra enorme, esculpido pela ação das ondas, que fica situada na Região Rochosa de Jericoacoara. Esta faixa de praia tem início após a Praia da Malhada, a primeira praia a leste da vila, já fora da enseada. A praia da Malhada é uma praia curta com ondas, sendo muito procurada para surf e windsurf nas ondas. É também um dos locais onde se praticam o nudismo e o topless. A Região Rochosa se estende por cerca de 2 km de litoral, terminando na Pedra do Frade. Como a maré já estava alta, optamos por não descer.




O mais famoso por-do-sol do mundo, depois do por-do-sol do Guaíba, claro. Da duna do por-do-sol a galera aplaude, diariamente, este belo espetáculo da natureza.


Esta é a praia principal de Jericoacoara. 


O que faz Jericoacoara tão especial? Jericoacoara não tem uma razão única para ser considerada um paraíso. Jericoacoara é um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes reunidos em um único local, e de sensações variadas também: o contato com a natureza é extremamente intenso, a sensação de liberdade que o local transmite, onde tudo é muito grande, amplo, e nenhum tipo de comportamento é reprimido. Outra sensação que Jericoacoara transmite, através do contato com seus moradores, é de como a vida não precisa ser complicada para ter qualidade: sem trânsito, sem senhas de cartões bancários, sem horários. Preservando a natureza e extraindo dela seu próprio sustento. A paisagem é exuberante e esse primeiro passeio serviu de amostra para os próximos. Não há como não se apaixonar pela PAZ de Jeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário