sábado, 6 de agosto de 2011

Fundação Casa de Rui Barbosa - Rio de Janeiro


Descobri a Casa Museu Rui Barbosa meio por acaso, lendo a revista Aventuras na História poucos dias antes de embarcar. Para nós, formados em Direito, um lugar muito interessante de se visitar.




Rui Barbosa é um dos personagens mais conhecidos da história do Brasil. Nascido na Bahia, em 5 de novembro de 1849, fixou-se no Rio de Janeiro em 1879, ao ser eleito para a Assembléia Legislativa da Corte Imperial.
Ganhou prestígio como orador, jurista e jornalista defensor das liberdades civis e foi por duas vezes, candidato à Presidência da República.
Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional.
A casa em que viveu de 1895 a 1923, ano de sua morte, foi adquirida em 1924, com todo o seu acervo pelo governo brasileiro. Desde 1930, é o Museu Casa de Rui Barbosa, que conserva os móveis e objetos da família, a biblioteca de Rui e sua extensa produção intelectual, reunida em arquivos.
Cabe à Fundação Casa de Rui Barbosa  administrar esse patrimônio, além de promover e publicar estudos e pesquisas sobre a atuação de seu patrono.*




Recebeu esta águia de presente após participar da Conferência em Haia, em 1907. Daí ser conhecido como Águia de Haia.
  

Em seu interior, um pouco da vida e obra e Rui Barbosa. Uma biblioteca com muitos volumes oriundos do mundo inteiro. Clássicos da literatura, clássicos jurídicos, etc. E o mais legal é que é possível consultar o acervo, desde que previamente agendado.


O jardim é preservado tal e qual ele deixou. Uma linda área verde no Bairro de Botafogo.


* informações extraídas do saite http://www.casaruibarbosa.gov.br.

**pic by Andrea

Nenhum comentário:

Postar um comentário