quarta-feira, 24 de abril de 2013

Museus da Academia - Florença





Com certeza a visita se justifica para ver David, de Michelângelo. Além desta, há outras peças inacabadas desse magnífico escultor. Como, de um bloco de mármore, ele extrai uma figura humana tão perfeita??? Estamos tratando de um gênio, sem sobra de dúvidas.

O objetivo da criação desta escola de arte, além de preservar peças desde o gótico até o final do século XIX, era incentivar e inspirar os alunos que ali estudavam.

David só chegou em 1873, trasladado da Piazza della Signoria, seu lugar original. Atualmente, nessa praça, há uma réplica. Retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, no momento em que se prepara para enfrentar Golias, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. 

Trata-se de uma estátua em mármore de Carrara, que mede 5,17 m. Devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, ela foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença.

Entretanto há um detalhe, que demonstra tamanha perfeição, que chama a atenção na primeira olhada. Você é capaz de descobrir qual é?




Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário