Assim que desembarcamos em Malpensa, compramos os tickets para o trem rumo à Estação Central de Milão. De lá, imediatamente, seguimos para Verona.
Chegamos na Estação de Verona e tratamos de comprar os tickets para Veneza no dia seguinte e nos informamos acerca dos ônibus urbanos (eu já sabia quais as linhas poderíamos pegar e em que parada tínhamos que descer).
Seguimos rumo ao Centro Histórico, para o nosso B&B Juliet's House. A nossa casa era um apartamento antigo, mas reformado, muito limpo e organizado. E a Paula uma excelente anfitriã.
Tratamos de fazer um mate e saímos para passear, já procurando um lugar para jantar, pois a noite começava a cair. Escolhemos o Restaurante Maffei, ainda impactados com o câmbio, pelo menu turístico apresentado na porta. Custava 18 euros por pessoa. Entramos. Sentamos. Quando pedimos o menu turístico, o garçom nos disse que à noite era a la carte. E aí começaram os problemas. Pedi uma pasta e o Jaime pediu uma carne. A massa era pouca (apesar de saborosa - era só o primeiro prato!) e a carne estava gelada - crua mesmo! Resultado: pagamos muito caro (cerca de 60 euros por casal) e saímos com muita fome.
Verona é uma cidade medieval, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por sua arquitetura e arte, e é banhada pelo Rio Adige.
É palco de uma das maiores tragédias shakesperianas, Romeu e Julieta. Não se sabe se a história é verídica ou não (alguns dizem que foi plagiada de Luigi da Porto), mas a cidade a adotou como sendo. Fato é que existem duas famílias rivais, que durante muitos anos disputaram o poder na cidade, chamadas de Capelletti (no dialeto, Capuleti) e de Montecchi.

A outra forma de demonstração de amor é colocar um cadeado (que você pode comprar na lojinha ou levar de casa) com os nomes dos amantes/namorados nas grades que tem por ali. Ou na vegetação. Não tem dinheiro para isso? Não tem problema. Vale escrever nas paredes, grudar chicletes, band-aids, etc. Vimos de tudo.


No último andar, seguindo o roteiro do filme, você pode escrever para que Julieta lhe ajude a encontrar seu grande amor. Você pode depositar nessa caixa de correio ou mandar um e-mail, pois tem 4 computadores à sua disposição.
Após a visita à Casa da Julieta, fomos visitar a Torre dos Lamberti, mas à época este imóvel pertencia aos Montecchi.
Uma caminhada pelo Rio Adagi faz com que a gente se apaixone pela cidade e não queira mais ir embora.
Ao fundo, o Castelo de San Pietro. Abaixo, parte da muralha que cerca Verona antiga.
Mesmo apaixonados por Verona, partimos. Era nosso segundo dia na Itália e ainda tínhamos muito para ver.
Claro que em Verona tem muito mais para se ver, mas o nosso tempo era curto e optamos por visitar os pontos referidos na obra de Shakespeare. Deixo como sugestão de visitas o anfiteatro romano, a Catedral Gótica (séc. X), a Igreja Românica de São Zeno, o Palazzo del Consiglio, o Castel Vecchio e a Ponte Scaligero (de 1354).
Encerrada a nossa diária no B&B, pegamos um ônibus urbano, seguimos para a estação e embarcamos, no início da tarde, para Veneza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário