domingo, 21 de abril de 2013

Florença: Ponte Vecchio


A Ponte Vecchio foi construída sobre o Rio Arno ainda na Roma Antiga. Originalmente, era de madeira. Foi destruída pela enchente de 1333 e reconstruída em 1345, com um projeto assinado por Taddeo Gaddi. Desde sempre alberga lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas, sempre com a autorização do Bargello, a autoridade municipal de então. Esta situação é bem demonstrada no livro Eu, Monalisa, conforme este post aqui.

Diz-se que a palavra bancarrota teve ali origem. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto, conforme a Wikipedia.
Sobre a ponte, ourivesarias e joalherias mostram o que há de melhor nessa arte. Eu pedi de presente essa pulseira de gatinhos aí da foto, mas não ganhei... E olha que era bem baratinha... Custa apenas 21.000 €... Eu mereço, não mereço, caro leitor? O que você acha? Deixe seu comentário. Sim, a de trás é de cachorros da raça Dachshund... Mas o preço é o mesmo...  :P


Resultado: voltei para casa sem essa lindeza aí de cima...

Muitos casais prendem cadeados numa grade que tem no meio da ponte, ao redor da estátua de Benvenutto Cellini e jogam a chave no rio. Acreditam que desta forma permanecerão eternanente unidos.

Hasta la vista, Baby!




Nenhum comentário:

Postar um comentário