domingo, 26 de junho de 2016

La Pedrera de Gaudí (Casa Milà) - Barcelona/ES


Que a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera (por sua aparência externa), é a cara de Barcelona, todo mundo sabe. Assim como ela,  todas as outras importantes obras do Gaudí, o mais famoso arquiteto catalão, também logo identificam essa intensa e pulsante cidade.

O prédio, construído entre 1906 e 1912 para Roger Segimon de Milà, é realmente diferenciado, pois não possui nenhuma linha reta e isso impressiona. Atualmente abriga a Fundación Catalunya-La Pedrera e funciona como um centro cultural, totalmente acessível. Em 1984, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO por seu valor excepcional. Parece muito mais uma escultura do que um prédio de apartamentos.





O ingresso não é barato (20,50 euros com audioguia em português), mas vale cada centavo. Detalhe: vá com tempo para desfrutar de tanta informação (ficamos 3h lá dentro). Logo na entrada, a gente se depara com o interior do prédio, que leva luz natural a todos os apartamentos. Sobe-se por uma escada ou por elevadores até o topo, sendo que no terraço estão as famosas chaminés disformes que, segundo Gaudí, eram mais adequadas para a saída de ar.






A vista de Barcelona também é única a partir do terraço, especialmente da Sagrada Família. Em razão do volume de visitantes, é quase impossível tirar uma foto sem que alguém apareça...



Dizem que Gaudí se utilizou das garrafas de champagne utilizadas na inauguração para cobrir essa chaminé.


 O sótão abriga uma grande exposição sobre o arquiteto e seu método de criação. As fotos não estão legais em razão da mínima iluminação, mas demonstra a genialidade de Gaudí. Ele criava formas com qualquer material e depois desenhava o volume a partir de um espelho. Também buscava muita inspiração na natureza. Assim, os arcos utilizados para sustentar o sótão assemelham-se ao esqueleto de uma cobra.






Gaudí desenhou tudo para este prédio, sempre buscando a funcionalidade. Note que os dedos se encaixam perfeitamente nesta maçaneta.


Desenhou o piso imitando um caracol.


Desenhou os móveis e tudo mais o que se encontra no interior do apartamento que se visita. Impressiona sua genialidade, tanto no conjunto da obra, como nos seus detalhes.



Não tem como não se surpreender, se apaixonar, se encantar com tamanha grandiosidade, com tamanha genialidade. Gaudí é a cara de Barcelona! Definitivamente!

Amo Gaudí e sua obra!

Quer saber mais? O post do blog Quatro Cantos do Mundo está bem completo. Espia lá! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário