sábado, 18 de junho de 2016

Roteiro a pé por Eixample e suas belas casas - Barcelona


Barcelona te inspira. A frase perfeita para essa linda e pulsante cidade. 

Como contei aqui, esqueci em casa todo o roteiro que eu tinha preparado. Daí fui ao Centro de Informações Turísticas e peguei este guia com muitas sugestões de passeios:


Escolhemos esse roteiro por L'Eixample porque queríamos terminar o dia em La Pedrera e esse roteiro nos levava até lá. E fomos andando, sem pressa, sem tempo, apenas curtindo o caminho, observando a belíssima arquitetura da região e nos divertindo.






Um dos detalhes que mais nos chamou a atenção foi a presença da bandeira e do idioma catalão em todos os lugares. Veja no detalhe da foto abaixo.


A Passagem Permayer é uma das joias do bairro. As casas são pós-românticas, precedidas de jardins.





Visitamos o Mercado de la Concepció, também. Mas já estava mais para fechado do que para aberto. Tanto que não conseguimos almoçar ali.




 Depois passamos pelo belíssimo prédio do Conservatório Superior Municipal de Música de Barcelona. A fachada é de cerâmica policromada.


A fome apertou e entramos nessa Boulangery para comer algo.



 Presenciamos essa linda cena: um cachorro andando de lambreta com sua dona. Só em Barcelona, mesmo! Ela, inclusive, morou no Brasil durante um tempo.



 Nessa esquina da Carrer Mallorca, são três casas lindas: a Casa Montaner, uma obra de Domènech e Montaner, com fachada em cerâmica policromada.


Na outra esquina, a Palau Casades. Tem estilo pompeiano e, atualmente, abriga o Colégio de Advogados:


E, ainda, a Casa Thomas, outra obra de Domènech Montaner:


Todas as esquinas de Eixample são iguais: os prédios são chanfrados. Fica muito lido.

Antes do nosso destino, passamos pela Casa Terrades ou Casa de les Punxes, uma obra de Puig e Cadafalch. Tem estilo modernista com ares medievais. Muito ladrilho foi usado.




 E chegamos ao nosso destino, a La Pedrera, de Gaudí, tema do próximo post:


Finalizando este roteiro, as casas Battló, de Gaudí, e a Amatller, de Puig e Cadafalch:


Neste roteiro, à exceção do almoço e do ingresso na La Pedrera, não gastamos nada. É possível se viajar barato, sim! Basta querer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário