sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Parque Ibirapuera - SP


Fui a São Paulo em maio deste ano para mais um Congresso Planeta Verde. Como tinha trabalho para apresentar, fui no sábado de manhã, bem cedinho. No domingo, uma cidade ensolarada e vazia, em razão da greve dos caminhoneiros, convidava para um passeio. E comecei pelo MAC USP, como contei no post anterior.

Atravessei o viaduto sobre a Avenida Pedro Álvares Cabral e cheguei no Parque, que ainda não conhecia. Muitas famílias passeando, muitas pessoas se exercitando e um clima muito legal.


Tinha por objetivo visitar o MAM - Museu de Arte Moderna, mas ao conferir as exposições, desisti. Preferi passear ao ar livre e desbravar todos os cantinhos do Ibirapuera.



Fui conferir de perto o Obelisco e o Auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Descobri que haveria um concerto ao ar livre no final da tarde.



O parque possui 158ha e é a área verde mais visitada e fotografada de SP. Foi inaugurado em 1954 e foi tombado como patrimônio histórico de São Paulo. Os jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes.



O Monumento às Bandeiras foi inaugurado em 1953, por ocasião dos 400 anos da cidade, e homenageia os Bandeirantes, que cruzavam as terras brasileiras nos séculos XVII e XVIII. Seu autor foi o escultor Victor Brecheret. Possui 11m de altura, 8,40m de largura e 43,80m de comprimento. Está direcionado no sentido sudeste-noroeste, que significa a entrada das bandeias sertanistas em busca de terras no interior. O mapa do Brasil existente na face frontal do pedestal foi desenhado por Affonso de E. Taunay e apresenta os percursos executados pelos desbravadores.


Dali, segui para o restaurante Le Bife, Avenida Paulista e Terraço Itália. Retornei no final da tarde para assistir à Sinfonia Samsung Rock - Volume 2, com a Orquestra Juvenil Heliópolis e participação especial de Samuel Rosa (Skank), do Rodrigo Suricato (Barão Vermelho) e Lari Basílio (vencedora do Samsung E-Festival em 2014). Que noite para ficar na memória!


Na terça-feira bem cedinho, voltei ao parque, mas desta vez para correr. Fiz meus 5km por suas rotas e curti muito o espaço.



São Paulo sempre deixa um gostinho de 'quero mais'. Em 2019 estarei lá novamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário