sábado, 28 de setembro de 2013

Viña San Esteban: seja enólogo por um dia (ou Nosso Tour de Vinhos III ) - Chile


 


Esta vinícola, definitivamente, não estava no nosso roteiro. Neste dia em que visitaríamos uma vinícola e depois iríamos almoçar em Portillo, tínhamos escolhido a Emiliana para visitar, pois já conhecíamos alguns de seus vinhos. 

Mas no dia anterior (quando visitamos Matetic, Isla Negra e Indómita) o nosso tour já era por conta da Skitour e no caminho para a primeira vinícola o nosso motorista Juan Vergara (info@itours.cl ou gatovergara@gmail.com) começou a nos comentar sobre a nossa escolha para o dia seguinte (Emiliana) e falou sobre a San Esteban, segundo ele com uma visita bem diferente das demais vinícolas. Nossos olhos brilharam e na hora optamos pela troca, aceitando imediatamente a sua sugestão. 

Daí, liga para o escritório, cancela Emiliana, agenda San Esteban. Ufa! Deu tudo certo. A nossa curiosidade cada vez mais aguçada. E a expectativa era enorme, também.

No caminho, uma foto do Aconcágua, que na outra vez não tinha se mostrado para nós, pois chovia e nevava muito quando por ele passamos. Ai, que emoção! O pico mais alto da América do Sul estava ali, na minha frente, embora a quilômetros de distância!


Vimos, também, plantações de pêssegos, ameixas e cerejas. A vinícola fica em San Esteban mesmo, um pequeno vilarejo incrustado nas montanhas da Cordilheira dos Andes, no Vale do Aconcágua. Este é o visual:


E a nossa visita começa exatamente pela adega. Atravessamos este galpão, onde repousa milhares de litros de vinho, saímos na porta dos fundos e visitamos a área industrial: desde o local do recebimento das uvas, fermentação nos toneis de aço inox, o envasamento e etiquetagem das garrafas. As crianças adoraram ver como as garrafas são enchidas, ganham rolha e rótulo, tudo sob um rigoroso controle de qualidade.


Depois desta etapa, voltamos à adega e a nossa guia nos explicou a diferença entre as três principais cepas pela empresa produzida: cabernet sauvignon, carménère e syrah. Degustamos uma a uma, separadamente, identificando suas características. Depois, passamos a elaborar a nossa própria fórmula, seguindo as orientações recebidas.




Depois, foi mãos à obra: Duas chances para criarmos o nosso próprio assemblage. Primeiro, a gente faz uma taça de cada, conforme as fórmulas montadas. Depois, escolhemos uma delas e fazemos uma garrafa inteira. Com a ajuda da nossa anfitriã, escrevemos o rótulo, colocamos a rolha e o lacre. E tcharam: saímos de lá com um vinho só nosso, com a nossa assinatura! Não é o máximo???







Achas que a visita terminou? Nã-nã-ni-nã-não! Depois de ser enólogo por um dia, de comer nozes e passas deliciosas, produzidas pela própria empresa, passamos à degustação, propriamente dita (e nós já estamos muito mais pra lá do que pra cá, trocando as pernas e tal, pois experimentamos todas as provas uns dos outros - éramos em 4 adultos...). Com o vinho top (Laguna del Inca In Situ) da empresa, é servida uma empanada de carne deliciosa e enorme, para aplacar  um pouco a fome e o que já bebemos.

Tudo isso no meio da Cordilheira, com uma paisagem maravilhosa, com um papo superanimado. Para as crianças, nenhuma atividade. Então, explicamos a eles como se faz um vinho e deixamos as câmeras de foto para que eles se divertissem um pouco.

No final, ainda compramos azeite de abacate, também produzido na vinícola. E dos nossos signature wines trouxemos garrafas extras. A tua garrafa está no preço. Se quiseres fazer outras extras, pagas em separado. 

Gastamos em torno de R$ 250,00 ao todo (visita, 3 garrafas extras do nosso assemblage e um azeite de abacate)*. Mas trouxemos conosco uma experiência que não tem preço!

Graças ao Juan vivenciamos esta experiência diferente, que vamos levar para o resto de nossas vidas. Se fores ao Chile, reserva um dia para visitar esta vinícola, pois vale muito a pena!

Salud!




* o preço do tour não está incluído nesse valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário