domingo, 4 de setembro de 2016

Toledo/ES




Fizemos um bate-e-volta a Toledo, cidade medieval, que está a aproximadamente 70km de Madri. A UNESCO a declarou Patrimônio da Humanidade. O acesso pode se dar de carro ou de trem, que foi a nossa opção. Em Atocha, compramos os tíquetes para ida e volta, que sai mais barato do que comprar só um trecho. Cerca de 30min depois, chegamos a esta bela cidade espanhola.


A estação de trem, por si só, já vale a visita, já que foi construída em estilo neo-mudéjar (influência árabe). Ali é possível comprar souvenir e, também, um mapa da cidade.




Para ir para o centro da cidade, você pode escolher entre, pelo menos, três opções: ônibus urbano, táxi ou caminhando. Para esta última opção, basta seguir uma das linhas pintadas no chão desde a saída da estação de trem: a vermelha, que segue até a escada rolante, ou a verde, que faz outro roteiro, este mais ecológico. Nós optamos, por estarmos com criança e pela proposta de preço que recebemos, pelo táxi, que nos deixou próximo ao Alcázar.




O aço de Toledo é famoso e os preços são bons. Compramos facas e tesouras afiadíssimas para trazer. O artesanato também é lindo. E tem o ouro tolediano, com suas inconfundíveis filigranas. Como resistir?!



Não tínhamos um roteiro previamente estudado. Nossa ideia era simplesmente se perder em suas ruelas, sem qualquer compromisso. E assim fizemos. 




Visitamos apenas - com ingresso pago - a Catedral, que é linda e vale o preço. Na Sacristia, um verdadeiro museu de artes! Do teto ao chão, são muitas as obras a serem apreciadas.








Almoçamos no La Malquerida de la Trinidad, perto da Catedral e do Arzobispado, uma excelente opção. Cardápio variado e com preço honesto. A gente adorou.




 Após o almoço, seguimos na direção da Estação de Trens, mas andando pelas ruelas - lindas - de Toledo. A gente se perdeu e se achou muitas vezes. Paramos para admirar a paisagem. Seguimos a linha vermelha até lá.






Como não se apaixonar por essa belíssima cidade, que Cervantes apelidou de a "Glória da Espanha"? O casco histórico está no topo de uma montanha, cercada pelo Tejo. Sim, o Tejo que deságua no Oceano Atlântico lá em Lisboa.



Ainda há muito para se ver em Toledo. O ideal, parece, é ficar pelo menos uma noite lá para aproveitar mais e poder visitar mais lugares históricos. Mas, dentro do nosso roteiro, tínhamos apenas um dia para visitá-la. E assim fizemos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário