domingo, 25 de janeiro de 2015

Parque de Vila Velha - Parte 1


Havia um lugar que eu queria muito, mas muito conhecer: o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa/PR. Da outra vez que fui a Curitiba, tentei ir até lá, mas me disseram que ele estava fechado para reformas. Desta vez deu certo. Considerando que são duas as atrações, ambas com muitas fotos, vou dividir o post em dois.



Saímos logo cedo de Curitiba e pegamos a excelente, duplicada e pedagiada BR-376. São cerca de 90 km de distância. Na chegada, estacionamos o carro e seguimos a pé até o Centro de Visitantes. Lá adquirimos os ingressos, assistimos a um vídeo com as instruções do Parque e pegamos um ônibus para visitar as Furnas.



O ônibus é confortável e depois de uns 15 minutos andando, chegamos até as Furnas 1 e 2, que são formações geológicas muito antigas. Desde o estacionamento até a chegada nas furnas caminha-se por uma trilha calçada, sem qualquer dificuldade. O passeio é indicado para idosos e crianças também.




Antes de olharmos a furna, propriamente dita, o guia explica a sua origem e formação, que eu não ouso a repetir aqui, pois com certeza cometeria erros grosseiros...



Na Furna nº 01 havia a possibilidade, há uns anos atrás, de se descer por um elevador até o lençol d'água que tem dentro. Atualmente o elevador está em desuso por questões ambientais e de segurança.


Logo após uma pequena caminhada, a gente chega na Furna nº 02, maior que a primeira. Mais uma vez a trilha é calçada e com total segurança aos visitantes.



Retornamos ao ônibus e seguimos na direção da Lagoa Dourada, uma outra furna que aflorou. Caminha-se novamente por uma trilha calçada e autoguiada em que se observa as regras do parque.


 


 Para a nossa surpresa, a Lagoa Dourada é linda e tem uma água transparente que encanta. De volta ao ônibus - a visita é feita com calma, sem atropelos e sem guia chato chamando para ir adiante -, regressamos ao Centro de Visitantes para pegarmos outro ônibus e irmos para a trilha dos famosos arenitos.




Os ingressos podem ser comprados separadamente para cada uma das atrações (Furnas, Lagoa Dourada e Arenitos) ou conjugadas duas delas ou, ainda, para as três. No saite oficial você encontra os preços e as combinações. 

Lembre que essa parte do passeio demora umas duas horas, mais ou menos. Importante você ter em mãos repelente (se for alérgico), protetor solar e chapéu. As caminhadas são curtas, mas o sol pode castigar bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário