sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Antonina/PR


Antonina é uma graça. Eu já havia me apaixonado por ela da outra vez em que lá estive, isso nos idos de 2002. De cima do Morro da Igreja, a vista da Baía de Paranaguá é deslumbrante. Após o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, que contei aqui, e o almoço em Morretes (aqui e aqui), viemos a Antonina para um citytour rápido em um microônibus, pois contratamos o passeio de dia inteiro, com almoço incluído, junto à Serra Verde Express.


A Igreja, de arquitetura portuguesa, é em homenagem à Nossa Senhora do Pilar. A sua única torre demonstra que a paróquia era pobre. O piso é de ladrilho antigo. E lindo!







Caminhando pelas ruas, observei que as casas - todas de arquitetura portuguesa - possuíam uma placa com um nome de música. É que aqui há a cultura da serenata. Então, para o grupo não 'errar' na escolha da música, a família elege uma de sua preferência e põe essa plaquinha na frente da casa.



Então, quando os seresteiros chegam, já sabem o que cantar para agradar aquela família. Não é demais isso?



Como em todo o passeio de agência, a visita foi superficial e não tive tempo de caminhar mais por uma outra rua ali perto, cujos prédios são igualmente lindos e preservados. Ainda bem que da outra vez estava de carro e explorei bem o local. Mesmo assim foi bom voltar.

Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário