domingo, 27 de julho de 2014

Álbuns de Viagens: você faz?


Em tempos de internet e de foto digital, como você organiza suas fotos de viagem? Sim, eu sou completamente neurótica ('deusulivre' eu perder uminha só!). Além disso, eu gosto de manusear as fotos em álbuns devidamente organizados (sim, eu sou chata!).

Antes eu viajava (todos nós viajávamos) com máquinas de fotografia daquelas de filme, que depois tinha que mandar revelar e ficar torcendo que as fotos tivessem ficado boas. Então se pensava antes de fazer a foto e não se fotografava tudo o que se via. Cheguei ao ponto de viajar com 3 (sim, você leu certo: três!) câmeras: uma canon e duas mais simples, sendo que numa ia filme normal e na outra ia filme P&B. E cada rolo de filme era devidamente numerado e anotado e era uma confusão... Às vezes, no melhor da viagem, acabava a bateria, como aconteceu no Cruce da Cordilheira, quando começou a nevar...

Bariloche - tecido e cola colorida


Mas eu estou falando de álbuns e não de fotos! Com as câmeras digitais eu fotografo muito mais. Uma viagem de 10/12 dias me rende umas 3.000 fotos. Claro que material bruto, sem qualquer seleção. Põe-se no computador e nunca mais se olha, não é mesmo? Até porque ninguém tem saco (eu não tenho!) de ficar passando as fotos ali no automático e contando da viagem para quem quiser ver...

Viagem a Buenos Aires para o show La Fiesta - Papel Machê, executado por Rosane Rosa.

Então, eu sigo montando meus álbuns de fotografia de viagem. Faço uma boa seleção que narre o mínimo do que foi vivenciado. Geralmente entre 300 e 400 fotos. Imprimo via internet, porque é mais barato. E depois monto meu álbum, fazendo uma mistura com scrapbook, pois guardo todos os cartões de embarque, tíquetes, ingressos, mapas, etc. para colocar no álbum. Depois, produzo as capas. Já usei tecido, papel machê, técnica de pintura de envelhecimento, etc.


Dá trabalho? Sim! E muito! Mas o resultado é muito legal, pois em cada foto, além de contar como foi a nossa viagem, eu falo sobre a história do lugar visitado. Segundo minha mãe, meus álbuns são umas enciclopédias... hahahahaha

Estes do Peru eu trouxe de Cusco. Mas faltou um...

Assim, consigo mostrar àqueles que não tem a mesma oportunidade de viajar os lugares que conheci. Se a pessoa se interessar, pode ler o que está escrito; caso contrário, olha as figuras. E assim eu não preciso ficar sentada na frente do computador passando - e contando - cada foto daquelas 3.000 de que falei no início.




Em viagens mais curtas, tenho utilizado o fotobook. Também fica legal. Mas para viagens grandes, nada como o bom e velho álbum.

As fotos digitais, depois de organizadas, numeradas e identificadas, gravo em HD externo e em DVD para tentar, ao menos, garanti-las, já que já vi muita gente perder tudo porque o computador ou notebook estragou.

Ah, e procuro não viajar sem estar com os álbuns anteriores prontos. Ou pelo menos encaminhados.

E você, como organiza suas fotos? Conte para mim.

Um comentário:

  1. Primeiro, amei o nome do seu blog haha Também sou gaucha e adorei mesmo...
    A música boa taaambém! \o (ADORO CHIQUILÍN DE BACHÍN)
    Depois, vamos ao tema do blog: viagens.. OUTRA COISA LINDA =D
    E por fim, o tema do post: como organizar as fotos..
    eu também acho que algumas fotos devem ser reveladas e guardadas com muito carinho.. ainda mais em álbuns hermosos como estes. (Esses dias eu comprei um, beeem lindo, todo personalizado de viagens pra por umas minhas.. só falta imprimir-las rs)

    Abraço e nos visite!

    www.kamiladel8.com

    ResponderExcluir