sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sabores do Chile



Já tenho por tradição escrever este post comentando sobre o que comi e bebi nos lugares por que andei. E não podia ser diferente com o Chile.

A grande novidade desta viagem foi a centolla, que comi no Donde Augusto, conforme contei aqui. Segundo a explicação que recebi, ela é cozida na própria água do mar e depois se tempera com alguns molhos que vem à mesa. Eu achei deliciosa e comeria outra vez, sim, apesar do preço (cerca de R$ 350,00).


 


Empanadas: impossível ir ao Chile, Argentina e Uruguai e não se deliciar com uma destas. No dia em que fomos a Isla Negra, acabamos por almoçar pelas 15h e pedimos ao Juan empanadas. Ele descobriu esta fábrica em Algarrobo e fizemos a festa. Adoro uma empanada!




Palta: outro sabor típico do Chile. O abacate acompanha tudo e mais um pouco, desde saladas até sanduíches. E fica maravilhoso!



Este crepe de nutela também fez sucesso, no Patio Bellavista.

No setor das cervejas, eu gostei muito desta Escudo.





Também não podia faltar a bebida típica do Chile que, assim como no Peru, é o Pisco Sour.




Mas nem só de pratos típicos vive o Chile, há gastronomia de fusão, também, deliciosamente preparada pelo Água como Chocolate, meu restaurante preferido naquela cidade, como já contei aqui.

Desta vez, comi Cordero en Aromas del Bosque e o Jaime Filete de Vigor y Pasión, cuja foto não existe porque ele não me deixou tirar... Aliás, o cardápio deste restaurante é primoroso, assim como a decoração. 

Fui pela segunda vez e irei todas as vezes que retornar a Santiago.




E para finalizar, o grande nome do Chile são seus vinhos. Contei em três posts sobre o nosso tour de vinhos desta viagem (Matetic, Indómita e San Esteban). Já visitei, também, a Cousiño Macul e a badaladíssima Concha y Toro. Quando voltar, irei conhecer outras. O vinho chileno é especial e diferenciado. Comprávamos bons rótulos em qualquer esquina e a um preço muito acessível. 

Tim-Tim!


E mais uma vez: Viva Chile!





Nenhum comentário:

Postar um comentário