sábado, 8 de outubro de 2011

Mata/RS



Post editado em 12/10/2017

Mata é a cidade da madeira que virou pedra. Isso aconteceu há 200 milhões de anos. Paleontólogos acreditam que ali na região havia uma grande floresta e que por um abalo da terra, a madeira se petrificou.


As ruas - e também algumas casas - são decoradas com fósseis de madeira petrificada. Até pouco tempo atrás isso era permitido. Atualmente, não mais, conforme painéis expostos na Praça Medianeira.


O processo de fossilização por que passaram os vegetais se chama de substituição. Segundo ele, os elementos minerais carregados pela água de percolação substituíram os tecidos das plantas, molécula a molécula.


Na cidade se visita o Museu Pe. Daniel Cargnin, considerado o maior paleontólogo da região, pois coletou 80% dos fósseis hoje conhecidos. O museu conta com mais 2500 peças fósseis de animais e vegetais.






No Jardim Paleobotânico, com o mesmo ingresso do museu, é possível se ver muitos fósseis espalhados. A área serve de fonte de pesquisas para muitos estudiosos no assunto.




 A minha visita mais recente ocorreu em maio de 2016, com a X Turma de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento da Univates. À exceção da foto da Praça Medianeira, que data de 2002, as demais são dessa última visita.




Um comentário:

  1. Boa tarde, fomos no dia de ontem 15AgÔsto2021, conhecer a cidade de Mata, ficamos maravilhados com o que vimos por lá. Além da limpeza da cidade muito bem distribuidas as madeiras pedrificadas pela cidade, sendo de enfeites na frente das casas. Fomos também conhecer no interior de Mata as cachoeiras, outra obra perfeitas da natureza. Vamos voltar em outra oportunidade, pois deixamos de conhecer o museu municipal. Moramos na cidade de Pirapó,Rs.

    ResponderExcluir