sábado, 8 de outubro de 2011

Castelo de Assis Brasil - Pedras Altas/RS




SIM! Você está vendo um castelo. E não é na Europa, terra dos Castelos. É no Brasil. No Rio Grande do Sul. No interior deste Pampa. Já ouviu falar em Pedras Altas? Não? Então, Pedras Altas é um pequeno município que fica nas proximidades de Cacimbinhas. Ih, já sei. Você não sabe onde fica Cacimbinhas?  Tá bem, eu explico.

Cacimbinhas é o primeiro nome (e deveria ser o oficial até hoje) de Pinheiro Machado, cidade que fica há mais ou menos 100km de Pelotas, pra os rumos de Bagé. A partir de Pinheiro Machado, digo, Cacimbinhas, você pega uma estrada de chão (cerca de 35km) até Pedras Altas (fica 386 de Porto Alegre).

Ao se aproximar da cidade você só vê campo e gado. Nem sinal do Castelo. Nem sinal de nada. Mas a paisagem é belíssima, típica do pampa gaúcho. Vale a pena aventurar-se.

Você só vai enxergar o Castelo depois de adentrar o portão do Castelo da Granja de Pedras Altas. E é aquele o panorama que se tem na chegada. 

Ao desembarcar e se aproximar do portão, lê-se esta mensagem:


Eis a filosofia de seu criador, Joaquim Francisco de Assis Brasil: Suor e sabedoria. Todos podiam trabalhar, pois a criação principal é de vacas Jersey  e touros Devon  e, depois ler Shakespeare em inglês, por exemplo. 

Aliás, sua biblioteca (cerca de 20.000 livros!!!!!), intacta até hoje, é considerada uma das maiores bibliotecas privadas do País. Posso dizer que é um luxo só você se sentar lá e só ficar observando o local e os livros que lá existem.

A visita aos 44 cômodos é guiada pelos descendentes da família de Assis Brasil (eu conheci suas duas irmãs, a Joaquina e a Menina Lydia em uma das minhas visitas ao local). Os móveis, a decoração, as lembranças, as joias, as fotos da história da família, etc.: está tudo lá e mostram como era a vida ali.


No Castelo de Assis Brasil foi assinado o Tratado de Paz que encerrou a Revolução de 1923. Desde 1999 integra o rol do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.


 No jardim, muita sombra. As vacas continuam a pastar, como se o tempo não tivesse passado. Além dos animais da raça Jersey e Devon, trouxe ovelhas Ideal e Karakul e galinhas wyandotte, dos Estados Unidos.



Este lugar vale muito a pena conhecer. RECOMENDO!

Veja mais fotos do local aqui e informações sobre o Município de Pedras Altas aqui.


Um comentário: