sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fernando de Noronha


Um dos lugares mais fascinantes que já conheci foi, sem sombra de dúvidas, Fernando de Noronha, um arquipélago que se situa no nordeste do Brasil, no limite com o mar territorial, sobre a Dorsal Mediana do Atlântico, uma cadeia de montanhas submersas. Dista 510km de Recife (PE), 361km de Natal (RN) e 710km de Fortaleza (CE). O Arquipélago tem mais ou menos 26km² e é composto por 21 ilhas, rochedos e ilhotas, sendo que a ilha principal tem 17km². 

São várias praias para se visitar e todas elas de tirar o fôlego. A mais bonita, sem sombra de dúvidas, é a Praia do Sancho, considerada uma das mais bonitas do mundo.


Para se chegar até ela, ou se faz uma trilha pela Praia da Conceição, seguindo pelo Morro do Pico, passando  pela Cacimba do Padre e Baia dos Porcos ou se desce por uma fenda natural que existe no meio da falésia (Trilha da Baía dos Golfinhos).

Outra praia muito interessante é a do Atalaia, em que se faz snorkel e se vê bons exemplos da vida marinha. Mas atenção: esta praia tem horário de visitação e somente se mergulha em pequenos grupos, a fim de preservar este nascedouro de espécies marinhas.



Não subestime Fernando de Noronha. Vá para lá para ficar, no mínimo, 07 dias e você sempre terá o que fazer. Caminhar pela ilha, conhecer o Centro Histórico, visitar o Forte ao amanhecer e ao anoitecer (que é por volta das 17h30min), andar de bicicleta, a cavalo, fazer plana-sub, passeio de barco e, claro, mergulhar. Aliás, Noronha, para os íntimos, é o paraíso de todo mergulhador.

Por-do-Sol na Praia da Conceição

Vista do Centro Histórico desde o Forte

Eu mergulhando


Nenhum comentário:

Postar um comentário