sábado, 23 de julho de 2011

Reims


Sempre disse que quando fosse a Paris iria esticar até Reims para conhecer a igreja e degustar a legítima champagne. E assim foi. Claro, foi um bate-e-volta, tipo turistão, que eu não gosto muito de fazer, mas ou era isso ou era nada. E valeu muito a pena. 

Reims é uma comuna francesa, com cerca de 50km² e 188 mil habitantes. É a capital da região conhecida como Champagne-Ardenne.

É a cidade francesa onde Clóvis I foi batizado, após ter sido escolhida por Hugo Capeto, primeiro rei da dinastia capetiana, para sede de sua coroação. Passou então a ser sede de todas as coroações posteriores, sendo essas integralmente custeadas pelos burgueses da cidade. Os três últimos reis da dinastia Capeto, filhos de Filipe IV, o Belo, foram coroados em Reims num período de 7 anos, causando muita revolta aos burgueses locais, pela enorme despesa que acompanhava cada uma das coroações. Foram eles: Luis X (1289-1316), Filipe V (1291- 1322) e Carlos IV (1294-1328), coroados respectivamente em 1315, 1316, 1322.


A catedral Notre-Dame de Reims passou a ser, então, o local das coroações dos reis francesesTalvez o ponto culminante da história de Reims tenha sido em 17/07/1429, data da coroação de Carlos VII, em cerimônia realizada nesta mesma catedral. À pouca distância do altar estava uma jovem, com seus 20 anos, vestida com armadura de guerreiro medieval. Ela havia sido a líder e grande responsável pela expulsão dos ingleses do território francês. Ela havia unido um país até então esfacelado por brigas e disputas regionais, e trazido confiança e independência. Ela era a grande responsável pela cerimônia de coroação que ali acontecia, e que viria a marcar toda a glória e grandeza da França daí para a frente. Disse ela: "Nobre Rei, assim é cumprida a vontade de Deus, que desejava que eu liberasse a França e vos trouxesse à Reims, para receberdes esta sagrada missão e provar à França que sois o verdadeiro Rei". Esta jovem é até hoje reverenciada como maior heroína e santa protetora da França. Esta jovem era Joana D'Arc.

A Catedral foi parcialmente destruída durante a Primeira Guerra Mundial. Sobre ela, em 1917, foram jogadas mais de 300 bombas. Após, passou por uma reconstrução. Integra a lista da UNESCO de Patrimônio da Humanidade.



A ideia inicial era fazer uma cópia da Catedral Notre-Dame de Paris, mas o trabalho ficou melhor. Foi a primeira igreja católica a ter vitrais de um judeu, Marc Chagal. Também, foi a primeira igreja cujas imagens ganharam expressão facial. Exemplo disso, é a imagem de São Miguel Arcanjo, que recebe o visitante com um sorriso no rosto.



Depois da visita à Catedral, fomos para a parte difícil do dia. Degustar champagne. Mas isso é assunto para outro(s) post(s)...




Nenhum comentário:

Postar um comentário