domingo, 22 de julho de 2018

Instituto Ricardo Brennand



Desde a primeira vez que fui ao Recife queria conhecer o Instituto Ricardo Brennand. Em 2017, foi considerado o melhor museu do Brasil, segundo noticiado no Diário de Pernambuco.

O museu foi fundado em 2002, por Ricardo Brennand, empresário ligado à indústria canavieira e colecionador Pernambucano de origem inglesa. Começou a colecionar armas brancas, cujo acervo é o maior do Brasil, com mais de 3 mil peças. Depois, com a venda de algumas de suas empresas, passou a investir em obras de arte, buscando amealhar obras que retratassem a invasão holandesa no Brasil, especialmente. Possui uma coleção com mais de 20 obras de Frans Post.




A área construída chega a 77.000m² e abriga um complexo de edifícios em estilo Tudor. Nela se situam o Museu de Armaria, uma biblioteca, uma pinacoteca, um auditório e salas de exposição, bem como um salão que pode ser locado para eventos. Nos jardins, ponte levadiça, esculturas de Botero, de Sonia Ebling e de Leopoldo Martins. Ainda, uma réplica d'O Pensador, de Auguste Rodin, e de David, de Michelangelo.



















O Instituto fica distante cerca de 20 a 30 minutos da Boa Viagem. Nós pegamos um táxi para ir até lá e o motorista nos esperou, pois não havia outros táxis no local. Ainda, sugiro que uma tarde, ao menos, seja reservada para visitar com calma todo o complexo, que é bastante grande e interessante. E ao lado do Instituto, tem a Oficina de Francisco Brennand, primo de Ricardo, e importante artista plástico local (que eu não consegui visitar desta vez... ou seja: terei de voltar... hahahaha). 

O horário de funcionamento é de terça a domingo, sempre das 13h às 17h. Mas atenção: o último ingresso ocorre às 16h30min. Nós visitamos o museu todo em 1h30min. Foi pouco, mas era o que dava para fazer.




Mais um importante museu brasileiro visitado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário