domingo, 1 de janeiro de 2017

Puno I: Uros




 Logo cedo, após o café da manhã, fomos até o porto e de lá, de barco, seguimos para o povoado de Uros, sobre o Lago Titicaca. Uros são ilhas artificiais, construídas com a palha da totora, sobre o lago. Ao contrário do que se possa imaginar, essas ilhas são habitadas.


 

 Essas ilhas existem deste a época pré-colombina. Na época, os povos estavam em busca de mais segurança e se utilizaram da flutuabilidade da totora para construir as ilhas e as casas.



Por se tratar de uma fibra natural e em constante contato com a água, a manutenção é permanente, a fim de garantir a flutuabilidade. Quando chegamos à 'nossa' ilha, fomos recebidos pelo seu 'Presidente'. Ele se apresentou e explicou que cada ilha possui um presidente e um presidente geral.





 

As famílias que lá vivem, pescam, caçam e exploram o turismo como meio de sobrevivência. Também, produzem e vendem seu próprio artesanato. 



 Uma das formas de colaborar é comprar um passeio de barco de totora pelo Lago Titicaca. Dura cerca de 20min e durante o trajeto as crianças cantam para encantar os visitantes. Ouvi 'ai, se eu te pego', do Michel Teló em pleno Titicaca.

 






 Depois do passeio, visitamos a ilha, olhamos o artesanato e conhecemos a casa deles por dentro. Não tem luxo, embora tenha luz elétrica e até televisão.



A felicidade das crianças foi pintar as unhas. Alguém deu a elas um esmalte. Fizeram a festa.


Uma experiência inesquecível, pode ter certeza. E fica a questão: será que precisamos de tanto para viver? Os povos tradicionais atravessam séculos sem mudarem seus hábitos e estão aí até hoje...

Até mais! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário