sexta-feira, 27 de março de 2015

Bosque Alemão - Curitiba/PR




Curitiba é conhecida por sua imensa área verde. Praticamente todos os recantos viraram lindos parques e praças, cada um com sua temática própria e com diversas atividades. E com o Bosque do Alemão não é diferente!




O parque, que funciona das 8h às 18h, foi inaugurado em 1996, onde funcionava a leiteria da Família Schäffer. A fachada amarela que se vê nesta parte do Parque reproduz uma antiga casa alemã do centro da cidade.





 Nosso objetivo, além de conhecer o Parque, era fazer com a Valentina a trilha de João e Maria. Mas entramos pelo lado errado e vimos a fábula de trás para a frente. Então, não erre mais: o acesso correto é o outro e não este da casa alemã, informação que não encontrei em nenhum blog na época da pesquisa. 



O que fizemos, então? Fomos até o fim e eu voltei com ela, parando em todos os paineis e lendo a estória de João e Maria. Descendo a Torre dos Filósofos se tem essa bela vista de Curitiba.






No meio da trilha, assim de repente, você se depara com a Casa Encantada. Lá as fábulas dos Irmãos Grimm são narradas diariamente pela Bruxa, que de má não tem nada, em três horários diferentes - A hora do conto, sendo um deles pela manhã e dois à tarde.







Dentro da casa funciona uma biblioteca infantil. A Bruxa chega de mansinho, fazendo todo mundo rir e só depois é que começa a contar a estória.




No dia da nossa visita, Chapeuzinho Vermelho foi a fábula escolhida e muito bem interpretada por ela. Ao final, ela recolheu bicos e mamadeiras e carimbou a mão das crianças, que fizeram fila. Detalhe: esse carimbo só ocorre na parte da manhã, porque de tarde não há tempo hábil, tendo em vista que são duas as sessões do conto.






A trilha é curta, simples, autoguiada e totalmente calçada. Mas tem alguns degraus.













Se você quiser mais informações, clique aqui. Ah, a linha turismo (que comentei aqui) para na frente do Bosque. A primeira é em frente à 'casa amarela' e a segunda na rua ao lado, de onde você começa a Trilha do João e Maria. Então você pode descer nesta, fazer a trilha e pegá-lo novamente na parada de baixo, a que fica em frente à 'casa amarela'.


Frente da Casa da Bruxa


 A gente curtiu muito a Hora do Conto, a Trilha de João e Maria, a vista da cidade... Indicamos para crianças de todas as idades. Inclusive aquelas já passaram dos 40...

Carpe Diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário