sábado, 24 de agosto de 2013

Centro Cultural Estação Mapocho - Santiago/CH

Foto do saite oficial da Estação Mapocho

O Centro Cultural Estação Mapocho ocupa o prédio, construído entre 1905 e 1912 para o Centenário da Independência do Chile, que abrigava a Estação de Trens da Empresa de Ferrocarriles de Chile, uma das maiores, senão a maior, do País. 

Emílio Jecquier, arquiteto chileno, foi o responsável pela construção. Inspirou-se no estilo neoclássico, já que havia estudado na Escola de Belas Artes da França. A cobertura era de vidro originalmente. 




Em dezembro de 1976, por Decreto N° 1290, a Estação Mapocho foi declarada Monumento Nacional. Depois de alguns anos, o prédio restou totalmente deteriorado, até cair em total abandono após o fim das linhas de trem. Em fevereiro de 1991, houve a constituição da Corporação Cultura da Estação Mapocho, com o objetivo de restaurar o prédio e de ali promover grande difusão cultural.

Na primeira vez em que estivemos por lá, visitamos a exposição Los 3 Grandes de España, Picasso, Miró e Goya. Foi a primeira vez que vimos obras originais deles.


Desta vez, por ser período de férias, levamos as crianças na Exposição Dinossauros Gigantes, que acontecia por ali. E mais uma vez foi incrível visitar este lugar (embora a exposição em si, pela multidão que tomava conta da Estação, não tenha sido tão legal).










Nenhum comentário:

Postar um comentário