domingo, 17 de janeiro de 2016

Pelo interior da França: Palácio Fontainebleau


Alugamos um carro e fomos desbravar o interior da França, outro sonho que eu tinha. A reserva foi feita via internet, pois o valor da diária era mais em conta do que direto no balcão da Hertz. Quando chegamos lá, o carro estava nos esperando. O processo de locação foi rápido e bem tranquilo. Entre inglês e francês, nós nos entendemos. 


O dia amanheceu chovendo e fazia 6°C lá fora. Fizemos um chimarrão e seguimos o rumo do GPS, que marcava Fontainebleau como a primeira parada.


Chegamos em pouco mais de uma hora de estrada. A cidade é uma paixão! Localizamos o Palácio e lá fomos nós, começar a nossa saga por castelos franceses.



O Royal Château de Fontainebleau é imponente. É um dos maiores palácios da França, com 1.900 cômodos. O parque cobre uma área de quase 80 hectares e foi criado por Henrique IV, que desmatou parte da Floresta de Fontainebleu entre 1606 e 1609.


 Foi aqui que Napoleão Bonaparte assinou sua abdicação. Subindo essa escadaria, é possível se visitar o Museu de Napoleão, com roupas e objetos pessoais.





 Acima, os sapatos de Napoleão (acho que equivalente ao nº 33, no máximo ao 34). Abaixo, a Chapelle de la Trinité, onde Luis XV se casou com Maria Leszczynska, em 1725, e onde Napoleão III foi batizado, em 1810. Sua decoração faz parte da segunda escola de Fontainebleau, prévia do barroco. Linda demais!



La Galerie François Ier.

 Os jardins só vimos de longe. Chovia muito.

Como não se encantar com os tetos trabalhados desses palácios?



Galeira de Diana, atualmente abriga uma biblioteca

Sala do Trono

Quarto do Imperador

Dormitório da Rainha-mãe, Madame de Maintenon

A Valen gostou muito de conhecer um castelo 'de verdade', onde viveram reis, rainhas e princesas. Esse foi só o primeiro. 

Fontainebleau integra a Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981.

O Palácio fecha às terças-feiras, abrindo nos demais dias, entre 9h30min e 18h (abril a setembro) e até as 17h de outubro a março. No valor do ingresso, está incluso o audioguia, com roteiro básico de visitação de 1h30min. Existem outros circuitos de visita, que podem ser contratados diretamente e pagos à parte.


Au revoir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário