domingo, 7 de setembro de 2014

Santuário do Peixe-Boi Marinho - Tatuamunha/AL




Como eu já falei em outro post, eu aderi a esta viagem, organizada por uma amiga. Então, não sabia da missa a metade. No domingo, saindo de Porto da Rua rumo a Olinda, nosso maior objetivo era visitar o Santuário do Peixe-Boi Marinho, que fica em Tatuamunha, um vilarejo que fica em Porto de Pedras/AL.

Chegamos cedo, antes das 10h, horário em que se iniciam os passeios até a foz do Rio Tatuamunha, onde os animais estão em fase de adaptação para serem reinseridos na natureza. O valor do ingresso é de R$ 40,00 por pessoa e o passeio dura cerca de 1h. Detalhe muito importante: somente 70 pessoas visitam o projeto por dia, então, chegue cedo!

Na primeira parte, uma caminhada sobre umas passarelas pelo mangue, de onde se observam coloridos caranguejos.



 Alguns meninos se refrescavam nas águas do rio e, também, pescavam.


Importante lembrar de passar muito protetor solar.



 Este projeto é desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (vinculado ao IBAMA), o que torna a fiscalização muito presente. Nesta fase do projeto, os animais são preparados para voltarem ao seu habitat natural. Por serem facilmente domesticáveis é que estão sob risco de extinção. Segundo Adriano, nosso guia integrante da Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe Boi Marinho, só existem cerca de 500 espécimes atualmente.



O passeio é feito em pequenas jangadas movidas a remo a fim de interferir o menos possível naquele habitat. E eles ficaram tão faceiros com a nossa visita que nos acompanharam durante todo o trajeto.






Um passeio para crianças, também. Entretanto, há que se ter cuidados especiais com a segurança, pois as passarelas não possuem guarda-corpo. Além disso, há que se passar muito protetor solar e se levar água, embora se consiga comprar alguma (mineral ou de coco) na beira do rio.


Depois, fomos até a foz do Rio Tatuamunha, um rico lugar para um banho. Adivinha se não caímos na água?



Esta é a sede do projeto e o Adriano foi o nosso guia.



Valeu Adriano! Aprendemos muito sobre esse dócil mamífero brasileiro!

Um comentário: