sexta-feira, 29 de junho de 2012

Museo de los Niños

Sabe um lugar que te surpreende? É este museu. A gente tinha visto ele pela internet e parecia legal. Mas é muito mais do que isso: é sensacional. O museu fica no Shopping Abasto e ocupa dois andares. Detalhe: adulto sozinho não entra, tem que estar acompanhado de criança. 

O museu retrata a vida cotidiana de um adulto: ônibus, sinaleiras, faixas de segurança, banco, prédio, supermercado, justiça, fiscalização, posto de gasolina, etc. E tudo é interativo. Quando se está chegando, é como se estivéssemos em uma parada de ônibus. Só se pode atravessar a 'rua' quando o sinal estiver verde e na faixa de segurança. No banco, tem caixa forte e dinheirinho.

A criança aprende que tem seus direitos garantidos quando o assunto é justiça. Verifica o 'caminho' da água que sai do vaso sanitário até seu tratamento. Carrega e descarrega o navio com guindastes. Aprende o que pode e o que não pode ser transportado passando malas no Raio-X.

Faz compras no mercado. Conserta veículos e abastece no Posto de Gasolina, onde também aprende a origem e a forma de extração do petróleo. Na leitaria, vê como o leite é pasteurizado e, também, 'mistura' os ingredientes para fazer o famosíssimo dulce de leche argentino. E na cozinha, pode inventar receitas a partir dos produtos que estão à disposição. De mentirinha, claro. Na casa dos doces, brinca com guloseimas gigantes. Entra em um canavial e aprende sobre o açúcar. E, ao lado, trata dos dentes. 

Aprende a escrever cartas e pode usar uma bolsa de carteiro dos correios. Pode dirigir o caminhão da entrega. Pode fazer programas de rádio e de televisão. Pode ver como funciona a redação de um jornal. Pode ler revistas em uma banca de jornal. Pode andar de avião...

A brincadeira é tão divertida que ficamos mais de três horas entretidos com ela, aprendendo muito também. A gente superrecomenda esse museu. Mas reserve uma tarde inteirinha só para ele. Você também vai se divertir.

Vai passar o aniversário em Buenos Aires? Tem até lugar para festas infantis, com lanche do MC Donald's e tudo. E o shopping é muito legal.

Esqueci de dizer que a casa dos doces parece aquela de João e Maria: da vontade de morder, porque parece feita de MM's gigantes... nham, nham...


















Vontade de voltar correndo para outra tarde de brincadeiras! Valen amou! E a gente também!





Nenhum comentário:

Postar um comentário