quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Wanderlust – Perguntas e respostas sobre viagens



 Você sabe o que wanderlust significa?

Segundo o saite Significados,

Wanderust é uma palavra em alemão que pode ser traduzida como um desejo intrínseco e profundo de viajar. Ela é formada da junção de outras duas outras palavras alemãs. Wander, que encontra origem no verbo
wandern e corresponde à prática da caminhada ou trilha. E lust, que quer dizer luxúria, ou mais que um desejo, uma vontade profunda.

Na língua alemã é comum encontrar palavras que representem sentimentos muito específicos, e que não encontramos tradução exata em outras línguas. Wanderlust é uma delas.

O sentimento representado por wanderlust é de querer viajar pelo mundo mais do que qualquer outra coisa. É de não sentir-se confortável quando se está estável em um local. É um interesse genuíno por conhecer novas culturas e explorar ambientes ainda não conhecidos.

Diz-se do wanderlust que quanto mais de alimenta esta ânsia, mais ela cresce. Mais lugares surgem no mapa para visitar, e mais inquieta por mudar de lugar torna-se a pessoa.


 Como eu me enquadro perfeitamente neste conceito, aceitei o convite da Francine Agnoletto, do blog Viagens que Sonhamos e da Cynara Viana, do blog Cantinho de Ná, para responder algumas perguntas sobre viagens.


1) Quando e pra onde ia o seu primeiro avião?

Minha primeira - e sonhada - viagem de avião aconteceu em fevereiro de 1995, quando fui para Buenos Aires. Não preciso dizer que não dormi na noite anterior, tive frio e dor de barriga e medo de estar lá em cima, né? Até porque sofro de acrofobia, que é medo de altura.
De lá para cá, já estive 6 vezes na capital argentina e ainda pretendo voltar outras tantas. Gosto de tudo por lá, desde o idioma, a arquitetura, a gastronomia, o vinho, o estilo bon vivant de viver.


Queres conhecer minhas dicas de lá? Clique aqui e leia. Tem dicas para ir em casal, com filhos, com amigos. Tem dicas para todos os gostos e bolsos.

2) Para onde você já foi e gostaria de voltar?

A pergunta deveria ser ao contrário: para onde você não gostaria de voltar?, porque geralmente gosto de todos os lugares que visito e sempre penso que gostaria de estar ali de novo, seja para ver algo que não vi, seja para curtir a vida local.

Já voltei a Buenos Aires, como contei ali em cima, a Paris, a Lisboa, a Santiago, ao Rio de Janeiro, ao Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Florianópolis, Curitiba, Brasília, etc. E sempre quero voltar mais vezes, porque sempre ficou algo para trás.

Mas um lugar que fui e quero muito voltar é ao Peru, um país que me surpreendeu muito em todos os sentidos. E a Paris, é claro. Amo aquela cidade!


Saiba mais sobre a minha experiência peruana aqui. Tem dicas sobre Lima, Cusco, Valle Sagrado, Machu Picchu, Soroche, etc..

 3) Você está viajando amanhã e dinheiro não é problema. Pra onde você vai?

  Ui, que pergunta difícil... Acho que iria para a Ásia, fazer um roteiro bem completo: Índia, Nepal, Butão, Laos, Tailândia, Malásia, Singapura, Bali...
 
4) Método preferido de viagem: avião, trens ou carro?

 Depende do propósito da viagem. Claro que para longas distâncias e para cruzar oceanos, o avião é o escolhido. Na Europa, que é bem servida de trens, opto por eles, geralmente. Mas aqui por casa curtimos uma viagem de carro para qualquer lugar... Agora mesmo estou montando um roteiro que ultrapassa 8mil km... Já alugamos carro na Argentina, na França, na Itália, na Espanha. Já fizemos a BR 101 desde Salvador até Porto Alegre. Já rodamos o Uruguai, também. E tudo é curtição.


Contei sobre a nossa viagem ao Uruguai de carro neste post.


 5) Site preferido de viagens?

 Não sou do tipo que gosta de viagens prontas, prefiro pesquisar, montar o roteiro, escolher os pontos de interesse e fazer tudo no meu ritmo. Mas isso dá um certo trabalho.

Como base de pesquisa, uso os guias da Lonely Planet, que também possui guias digitais bem interessantes, tanto no saite, como no APP. A revista Viagem e Turismo também é uma inspiração a parte, mas é a partir daí que leio muitos blogues sobre o tema e tomo as decisões. Prefiro os relatos de experiências vividas às matérias pagas e bem produzidas.

 6) Para onde você viajaria só pra comer a comida local?

 Amei a culinária peruana. Sabores diferentes, cores lindas. Escrevi sobre ela aqui. Mas também gosto muito da gastronomia argentina e francesa.


 7) Você sabe seu número de passaporte de cabeça?

 Claro... que não! Ele está sempre comigo durante as viagens, então para que gastar espaço no 'C'? hehehe


8) Você prefere o assento do meio, corredor ou janela?

 Prefiro janela, mil vezes. Adoro fotografar lá de cima, embora fique mais difícil se levantar, caminhar, ir ao banheiro em voos longos.

Chegando em  Brasília

Sobrevoando Bombinhas

 9) Como você passa o tempo quando está no avião?

Se o voo é curto, leio a revista de bordo, tiro fotos e até uma soneca. Em voos longos noturnos, após a leitura da revista, costumo catar algo na programação disponível, geralmente documentários. Sempre levo livros, mas pouco leio. Durmo, principalmente depois de uns vinhos. Ouço música. Exceto uma vez que viajei para a Europa com a TAP e eu e o Jaime sentamos no bloco do meio das poltronas, que geralmente são 4, exatamente nas duas do meio... Impossível dormir ou fazer qualquer coisa... Foi uma loooooonga viagem.

Em voos longos diurnos, como foi o da volta da África do Sul, não consegui dormir. Esgotei todas as possibilidades e já estava de saco cheio após as 8h de voo...


10) Existe algum lugar para onde você nunca mais voltaria?

Não costumo dizer que nunca mais voltaria a algum lugar, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã, mas existem lugares (ou atividades) que uma vez visto (ou feito) não tem por que repetir. Os povos de Uros no Lago Titicaca, por exemplo, eu já visitei, não teria motivos para voltar. A sensação é a mesma com o passeio de gôndola, em Veneza. Achei um saco. Já fiz, está feito, não preciso fazer de novo. E aqui no Brasil, não curti Búzios...


 
 E aí, curtiu? Queres responder estas perguntas, também? Manda as respostas com algumas fotos para o email deabe@terra.com.br e eu publico o post.

2 comentários:

  1. E numa dessas vindas à Recife nos conhecemos pessoalmente, foi rápido mas valeu não foi Andrea? Também adoro Buenos Aires, fui 3 vezes e comentei um dia desses que estou com saudades, preciso voltar logo :). Adorei as respostas. Bjs.

    ResponderExcluir