quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Pousada-fazenda: um lugar para você curtir a paz!


Somos parceiros do blog Mulheres Donas de Si, sempre dando dicas de viagens. Neste mês de dezembro, sugeri cinco pousadas-fazenda para descanso.

POUSADA-FAZENDA: UM LUGAR PARA DESCANSAR E VIVENCIAR AS LIDES DO CAMPO.

Quem me conhece sabe que não fui criada no campo, mas na cidade. No entanto, gosto muito de estar próximo à natureza, andar a cavalo, fazer trilha, experimentar a gastronomia local… Não tem preço escutar os insetos à noite ou o galo cantando ao amanhecer quando se precisa muito descansar. E final de ano e férias pedem um bom descanso, não é mesmo?
Vou apresentar, então, quatro lugares que eu considero especiais: as pousadas-fazenda Serra do Panelão (SC), o Recanto dos Borghetti (RS), a Casa do Morro (RS) e a Estáncia La Paz, no Uruguai.
Serra do Panelão – Urubici/SC
O Município de Urubici, no vizinho Estado de Santa Catarina, está localizado no alto da serra. É bem conhecido por registrar temperaturas negativas no inverno e por ter uma vista linda a partir do Morro da Igreja, com sua Pedra Furada. Em dias secos, dá para se ver o litoral desde a borda dos cânions que ali existem. E para se chegar lá, a Serra do Rio do Rastro ou a do Corvo Branco são uma boa pedida!
férias dez 2006 393
Foi numa volta da capital catarinense que passamos pela SC-416, a fim de evitar as obras de duplicação da BR-101, que descobrimos o lugar. Pouco tempo depois, fomos passar um final de semana por lá. O atendimento é feito pela família e é excelente. Os quartos são cabanas, com banheiro e com lareira (em pleno mês de fevereiro, precisamos acendê-la, porque fazia menos de 10°C!!!)
De manhã cedo, é possível aprender como se faz a ordenha. Mais tarde, dá para andar a cavalo ou fazer trilha, sendo ambos os passeios guiados pelo proprietário. Tem piscina térmica e, nas cabanas, uma varanda para um bom chimarrão ao entardecer.
A gastronomia? Comida caseira de excelente qualidade. Sugiro que você prove todos os pratos à base de pinhão, típicos da região. E aproveite o dia para descansar na rede ou visitar os diversos pontos turísticos existentes.



Recanto dos Borghetti – Barra do Ribeiro/RS

Do lado de Porto Alegre está situada a pousada-fazenda que pertence à família do conhecido gaiteiro gaúcho, Renato Borghetti. Trata-se de um lugar perfeito para passar o dia ou para um feriado prolongado (são apenas oito apartamentos!). O atendimento é feito pela família.
DSC02717DSC02681

Está na beira da Laguna dos Patos e oferece diversas atividades, pois a fazenda funciona de verdade. A gastronomia também é incrível, sendo servidos pratos típicos da culinária gaúcha.

Não é à toa que este post é um dos highlights do Do RS para o Mundo.




Casa do Morro ­– Jaquirana/RS

Jaquirana é um pequeno município que fica na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. A fazenda fica bem pertinho da Rota do Sol e é um lugar tranquilo para se descansar.

Assim como as demais indicadas, excelente atendimento (pela família) e culinária. Tem piscina térmica e diversas atividades naturais às fazendas gaúchas. Sugiro uma cavalgada até a Cachoeira dos Venâncio ou uma noturna, sob a luz da lua cheia que prateia os campos…
Cachoeira dos Venâncios
Cachoeira dos Venâncios
Digitalizar0005

É possível se tomar o ‘camargo’ (café passado com leite recém ordenhado) logo de manhã cedo e a gastronomia é típica gaúcha, com toques de pinhão, fruto original da região, o que a torna deliciosa! Ainda mais com um bom vinho e um bom papo ao redor do fogão de lenha.

Fica próximo ao Itaimbezinho e ao Cânion Fortaleza. Não se esqueça de levar agasalho. Faz frio por lá.




Estáncia La Paz – Paysandú/UY

Este lugar é para se encontrar a paz, efetivamente. Fica no município de Paysandú, no Uruguai, sendo os últimos 5km de estrada de terra. O lugar é lindo: a pousada está organizada num casarão antigo (embora tenha uma parte mais nova) do século passado e conserva, em muitos quartos, os móveis originais da família.
123 - Estância La Paz132 - Hacienda La Paz

Tem piscina, cavalgada, passeio de bicicleta e um SPA campeiro, com boas opções de massagens. O restaurante é típico uruguaio. Vale muito a visita.


Ainda tenho outras sugestões para este tipo de roteiro. Mas vai ficar para outro post.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário