Eu e o Jaime adoramos degustações tanto de vinhos como espumantes. Já fizemos, inclusive, dois cursinhos aqui na Serra (um na Casa Valduga e o outro na Salton, ambos em Bento Gonçalves/RS). Quando fomos para a França decidimos que faríamos degustações de espumantes em Reims (eu havia acabado de ler a história da Veuve Clicquot). Não consegui fazer a visita a esta cave tão famosa, mas recomendo a leitura do livro. Entretanto, visitamos a Mumm e a Moët & Chandon.
A G.H. Mumm foi fundada oficialmente em 1827. Antes, porém, a empresa já existia na Alemanha desde 1761. Como as relações entre França e Alemanha na época eram boas e o champagne estava no auge de seu sucesso, o irmãos Mumm entenderam que era um bom negócio abrir uma vinícola em Reims, o que aconteceu em 1827.
O lema da empresa é 'Only the best".
A Mumm produz suas próprias vinhas e as caves estão a mais de 30m abaixo do nível do solo, com uma temperatura constante de 18ºC.
Acima, à esquerda, vemos como acontece a segunda fermentação dentro da garrafa. Percebe-se, também, a formação dos sedimentos que, conforme a inclinação, se depositam no gargalo para depois serem facilmente retirados do interior da garrafa, mediante o congelamento do gargalo.
Em 1876, Georges Herman Mumm tomou importante decisão em homenagem aos seus clientes de mais prestígio: enfeitou a garrafa com uma fita vermelha, le grand cordon rouge, a mais alta honraria francesa recebida por pessoas distintas. E assim nasceu a marca registrada da empresa, que fornece a bebida para a Fórmula 1 há muitos anos.
Depois desta visita, visitamos a catedral de Reims e almoçamos num bistrô ali perto. A degustação continuou com uma Franck Debut.
Após o almoço, seguimos para Épernay, onde se localiza a Moët & Chandon, produtora do famoso espumante Don Perignon. Para quem não sabe, Don Perignon, um monge beneditino, foi o 'inventor' do champagne, por volta de 1670.
A Moët & Chandon, fundada em 1743, é uma das maiores produtoras de champagne do mundo. Possui cerca de 6km² de vinhedos e é de propriedade da Luis Vuitton. Em 19062 foi a primeira produtora listada na Bolsa de Valores da França.
Entrada das caves |
20.817 garrafas de Don Perignon |
Presente de Napoleão a Jean Remy Moêt |
O Rio Grande do Sul possui excelentes opções de espumante produzidos aqui. Escreverei sobre isso em outro post.
Salut!
Nenhum comentário:
Postar um comentário