quinta-feira, 17 de maio de 2012

Outros templos incas - Cusco



Q'orikancha significa 'cercado dourado'. Foi construído em honra de Inti, o Deus-Sol. Foi o templo inca mais rico e suas paredes eram revestidas de ouro e pedras preciosas. O jardim tinha estátuas de ouro e prata em tamanho natural de animais, árvores locais e pés de milho. corpos mumificados de incas nobres eram mantidos aqui para cerimônias. Os tesouros do templo foram tomados logo após a chegada dos conquistadores.







Tambomachay está a 11km de Cusco e é de fácil acesso. Aqui, uma nascente foi aproveitada para formar fontes, que eram sagradas para os Incas. A série de plataformas, nichos e fontes demonstram a adoração dos Incas pela água, como força vital. Acredita-se que este local era dedicado à divindade Água.


Puca Pucara significa Forte Vermelho, em quéchua. Provavelmente este local servia como tambo, ou parada para descanso, em vez de um posto militar. O complexo tem salas, praças, caminhos, aquedutos e mirantes.



Qenko significa labirinto. Para se chegar até a sala sagrada, se anda por um labirinto de pedras. Nessa sala há uma mesa de pedra, provavelmente usada para sacrifícios, cuja temperatura é constantemente negativa. Basta por a mão para se verificar o quão gelada é ao toque. Por suas canaletas ora escorria sangue, ora chicha durante as cerimônias em honra ao sol, à lua e às estrelas.





Em todos esses lugares se pode verificar o quanto os Incas eram inteligentes. Sempre lembrando que a civilização durou 100 anos e que eles não conheciam a escrita. Volto a me perguntar: Como eles conseguiram tudo? Talvez um dia se descubra a resposta. Talvez não.











2 comentários:

  1. Obrigado Andrea! Adorei o Blog, as fotos, suas informações e o carinho com que divide tudo isso. Só tenho uma reclamção: nas reações não pode constar: MARAVILHOSO??? Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Terezinha. Continue acompanhando. Sempre tem uma novidade. E a ideia é a simplicidade, mesmo. Este tipo de dica ajuda muitos viajantes. Quando viajo, sempre procuro por blogues, pq as dicas são mais 'reais' do que as de revista, embora eu tb não as dispense. bjão.

      Excluir