domingo, 10 de junho de 2018

Sterkfontein Caves


Descobri esse lugar por indicação de uma grande amiga que, sabendo que eu estava de viagem marcada para a África do Sul, me disse que eu 'tinha' que ir a Maropeng, mas mais especificamente em Sterkfontein. E quando eu olhei do que se tratava, decidi que iria!

A aventura começou aqui. Saí de Capetown sozinha, voei para Joanesburgo e do aeroporto segui de carro para Sterkfontein, em translado privativo. E valeu muito conhecer Mr. Ples.


Comprei o ingresso na hora e entrei para o museu, para aguardar a próxima visita guiada à Caverna.

Sterkfontein é Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, desde 1999. Significa Fonte Forte e é um conjunto de grutas cársicas onde foram encontrados fósseis que permitem considera-las como The Cradle of Humankind.

Foi aqui nesta região que foi encontrado o Mr. Ples, um esqueleto quase completo de Australopithecus africanus, com 2,3 a 2,8 milhões de anos de idade. Aqui também foi encontrado outro esqueleto, Little Foot, que se imagina tenha mais de 3 milhões de anos.

No museu, denominado Roberto Broom Museum, a gente aprende sobre a evolução do homem e sobre os achados no local.




























O grupo foi chamado para começar o tour na caverna. Todos devem usar capacetes e prestar muita atenção no piso, que é um pouco escorregadio. A guia carrega uma maleta de primeiros socorros. Caso você não suporte locais fechados, não vá!






Local onde Mr. Ples foi encontrado






Essa estalactite parece um elefante, não?




Mr. Roberto Broom


As escavações ainda acontecem e os pesquisadores acreditam que ainda tem muito a ser encontrado.




Há um restaurante no local, além de banheiros limpos. 


Você pode se hospedar no Maropeng Hotel (reserve clicando aqui) e visitar a exposição Maropeng (saiba mais aqui), que é mais interessante, segundo a guia, para crianças. Eu precisava optar e ela me sugeriu Sterkfontein e não me arrependi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário