Descobri esse lugar por indicação de uma grande amiga que, sabendo que eu estava de viagem marcada para a África do Sul, me disse que eu 'tinha' que ir a Maropeng, mas mais especificamente em Sterkfontein. E quando eu olhei do que se tratava, decidi que iria!
A aventura começou aqui. Saí de Capetown sozinha, voei para Joanesburgo e do aeroporto segui de carro para Sterkfontein, em translado privativo. E valeu muito conhecer Mr. Ples.
Comprei o ingresso na hora e entrei para o museu, para aguardar a próxima visita guiada à Caverna.
Sterkfontein é Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, desde 1999. Significa Fonte Forte e é um conjunto de grutas cársicas onde foram encontrados fósseis que permitem considera-las como The Cradle of Humankind.
Foi aqui nesta região que foi encontrado o Mr. Ples, um esqueleto quase completo de Australopithecus africanus, com 2,3 a 2,8 milhões de anos de idade. Aqui também foi encontrado outro esqueleto, Little Foot, que se imagina tenha mais de 3 milhões de anos.
No museu, denominado Roberto Broom Museum, a gente aprende sobre a evolução do homem e sobre os achados no local.
O grupo foi chamado para começar o tour na caverna. Todos devem usar capacetes e prestar muita atenção no piso, que é um pouco escorregadio. A guia carrega uma maleta de primeiros socorros. Caso você não suporte locais fechados, não vá!
Local onde Mr. Ples foi encontrado |
Essa estalactite parece um elefante, não? |
Mr. Roberto Broom |
As escavações ainda acontecem e os pesquisadores acreditam que ainda tem muito a ser encontrado.
Há um restaurante no local, além de banheiros limpos.
Você pode se hospedar no Maropeng Hotel (reserve clicando aqui) e visitar a exposição Maropeng (saiba mais aqui), que é mais interessante, segundo a guia, para crianças. Eu precisava optar e ela me sugeriu Sterkfontein e não me arrependi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário