quarta-feira, 31 de maio de 2017

Cinco castelos franceses e um brasileiro


Este post integra mais uma ação chamada de blogagem coletiva, que é quando diversos blogs escrevem sobre um determinado tema. Neste mês de maio, após a votação realizada no grupo do Facebook que agrega vários blogs de viagem, o tema foi definido como sendo Museus pelo Mundo. E aqui estamos nós, mais uma vez participando. Veja outras blogagens coletivas de que já participamos clicando aqui.

Sou apaixonada pela França e todo mundo sabe disso. Acho que em outra vida já fui francesa, já morei lá, sei lá, mas amo esse país que a cada viagem mais me surpreende. Logo, vou escrever sobre cinco castelos franceses que já visitei e um que fica no Sul do Brasil mas, infelizmente, está fechado para visitação.

Em 2015, fizemos uma roadtrip denominada Expedição Europa e incluímos nela uma passadinha rápida pelo Vale do Loire. Antes de chegarmos lá, visitamos o magnífico Fontainebleau, que fica perto da Disney Paris. É o maior dos castelos franceses, com 1900 cômodos, ricamente decorados. O parque foi criado por Henrique IV, tendo havido o desmatamento de 80 hectares da Floresta de Fontainebleau.

Aqui Napoleão Bonaparte assinou a sua abdicação. Há um museu sobre ele em seu interior. 


Galeria de Diana, atualmente uma biblioteca.

Dali seguimos para o Vale do Loire. Dormimos em Mur-de-Sologne, em uma Chambre D'Hôtes para facilitar o acesso aos demais castelos que pretendíamos visitar.


No dia seguinte, seguimos para o belíssimo Castelo de Chambord. Ele é igualmente enorme e tem um belo jardim. O tempo não estava muito bom e acabamos demorando mais do que o pretendido na estrada. Optamos por não visitar ele por dentro, porque temos por filosofia ou se paga o ingresso e se faz a visita com muita calma, ou nem se entra, porque esses ingressos são caros para não serem beeeeem aproveitados.




Tínhamos a ideia de visitar Cheverny, também, no mesmo dia. Mas mesmo para entrar no jardim havia que pagar o ingresso. E eu não abria mão de visitar Amboise, local onde Da Vinci está enterrado. Como sempre, preparei mais pontos de interesse para serem visitados do que cabia no dia. Logo, tínhamos que eleger prioridades. Nem entramos e seguimos para Amboise

Pegamos o final da tarde nesse interessante castelo, que não possui escadas, mas rampas para que os cavalos, em caso de ataque, pudessem ser igualmente protegidos. 


No dia seguinte, visitamos o encantador e surpreendente Clos-de-Lucé, onde Da Vinci viveu seus últimos anos. Aqui, sim, passamos uma boa parte da manhã, rendidos pela história desse impressionante pintor, escultor, inventor e tudo mais.



Chenonceau também era prioridade. Seja por ter sido construído sobre um rio, seja pela sua história. E valeu cada segundo que passei lá dentro.



Apesar de as distâncias não serem muito grande entre os castelos do Vale do Loire, as visitas são demoradas (em torno de 2h em cada um deles). Então, organize sua viagem contemplando no máximo dois castelos por dia. A estrada é asfaltada, mas perpassa diversas cidades pequenas, com muitos quebra-molas e semáforos, o que baixa a velocidade média de viagem. E no nosso caso, estava chovendo. Sabe como é, né: país estranho, carro estranho, estrada desconhecida, regras de trânsito diferentes e não querendo tomar nenhuma multa em euro (como não tomamos), tempo ruim e paisagem linda mesmo assim... Não queríamos tornar a nossa viagem um tormento. Então, elemos prioridades e curtimos cada minuto de tudo.

Para encerrar o post, apresento o Castelo de Pedras Altas, construído no interior do interior do RS, inspirado nos castelos franceses. Pertenceu a Assis Brasil e abriga a maior biblioteca particular da América do Sul. Está em fase de tombamento e catalogação dos bens e obras que o decoram. Tomara que um dia reabra para a visitação, porque vale a pena. Já estive nele várias vezes e quero poder levar minha filha lá.




Este é o melhor trajeto para se chegar lá:



E aí? Curtiu os castelos? Confere, então, as demais dicas de castelos pelo mundo nos blogues participantes: 




- Uma Viagem Diferente - Castel Sant’Angelo em Roma
- Destinos por onde andei... - 8 Castelos pelo Mundo que Valem a Pena Conhecer
- TripBaby - Castelos de Portugal    
- Trilhas e Cantos - 10 Castelos para Conhecer na Europa 
- Viagens de Mãe - A Suíça e seus castelos



17 comentários:

  1. Sou louca para ir ao Vale do Loire!!! Adorei as dicas. E adorei também saber sobre o Castelo de Pedras Altas, muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vale do Loire é fantástico! Mas para ver tudo (com calma), tem que ficar vários dias, até para curtir a atmosfera do lugar. Vc não vai se arrepender. Agradecida pela visita!

      Excluir
  2. Andrea, fiquei super curiosa pelo castelo no Brasil! Quando abrir pra visitação, se você ficar sabendo, me avise!! Adorei seu post e sua seleção de castelos! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, ele é lindo, quando criança fui diversas vezes. Conheci as irmãs de Assis Brasil, mas infelizmente uma briga familiar o fechou para visitação. O MPRS está trabalhando no registro dos bens e na reabertura para visitação, já que o tombamento pelo IPHAE já aconteceu.

      Excluir
  3. Todos castelos de contos de fadas né? E adorei saber sobre esse castelo no sul do Brasil, que eu não conhecia! Tomara que reabram logo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea! O Vale do Loire é muito lindo mesmo. Conheci dois dos castelos que você citou e amei relembrar. Eu queria ter visitado o Fontainebleau, mas não deu tempo... Não sabia desse castelo no RS. Muito interessante! Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
  5. Nossa, queria chegar logo no final,porque eu estava curiosa pelo castelo brasileiro.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  6. Deve ter sido linda a sua viagem na França e os castelos que citou são encantadores! Esse é um trajeto que eu e meu marido temos vontade de fazer em breve e as dicas estão anotadas! Me surpreendi com o castelo de Pedras Altas, não sabia da existência dele e espero que saia o tombamento logo! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, Andrea! A França é mesmo muito rica em detalhes e fiquei com muita vontade de conhecer os castelos que vc listou. E adorei saber desse no Brasil, tomara mesmo que ele seja reaberto o quanto antes! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vale do Loire está na minha lista de desejos há tempos! Que delícia ler este post! :)

    ResponderExcluir
  9. Que interessante, eu não conhecia esse castelo brasileiro.
    Obrigado por compartilhar.
    Lindas fotos

    ResponderExcluir
  10. Também adoro a França, porém só visitei o Castelo de Versalhes, adorei suas dicas aqui. Sonho em ir ao Vale do Loire e incluir todos os castelos na minha humilde listinha de castelos conhecidos. Parabéns pelo belo post.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca visitei a França, mas se um dia eu for, quero fazer um roteiro só com castelos e cidades medievais. Cada castelo mais lindo que o outro!!! Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Que lista bárbara! Estou planejando uma visita ao Vale do Loire e seu post vai ajudar muito. Adorei... dicas excelentes! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse castelo no RS, que maravilha. A viagem de vocês pelo Vale do Loire de carro foi fantástica hein!

    ResponderExcluir
  14. Muito boa sua lista! Ótima dicas. E que legal saber deste Castelo Brasileiro, não conhecia! Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir