domingo, 5 de março de 2017

Passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa/RS





Por incrível que pareça, morando quase do lado de Bento Gonçalves, ainda não tinha conseguido fazer esse passeio! Até já havia tentado reservá-lo outras vezes, mas sempre em vão. Neste carnaval de 2017, finalmente conseguimos!

Claro que no sábado e no domingo estava lotado. Consegui horário para a segunda-feira de carnaval, às 9h. Fiz a reserva diretamente com a operadora do passeio, a Giordani Turismo, de Bento Gonçalves.

A garantia da reserva se dá mediante o depósito de parte do valor. Como consegui reservar somente na sexta-feira anterior, ficou combinado que o pagamento seria no dia (tínhamos que estar lá às 8h30min), em dinheiro ou cartão de débito.






Chegamos na estação, em Bento Gonçalves, no horário combinado e a fila na bilheteria já era grande. Retirei os tíquetes e já pegamos as nossas taças para as degustações oferecidas. Pagamos o valor de R$110,00 (cento e dez reais - fev/2017) por pessoa (crianças até 5 anos não pagam, a partir dessa idade, pagam como adulto).



A degustação oferece vinho suave e seco, suco de uva tinto e branco. A estação possui loja, estúdio para fotos antigas (que nós não fizemos porque não deu tempo), banheiros, fraldários e é acessível. Enquanto a gente se prepara para o passeio, música italiana tradicional se ouve pelo corredor.





Próximo ao horário de partida, o sino da estação é tocado para que todos ingressem no trem e tomem seus assentos. Acima deles, o local para colocar as taças.




 O trajeto dura mais ou menos 1h30min e diversas atrações ocorrem nos vagões durante o passeio. Por ser carnaval, um grupo de músicos apresentou algumas marchinhas de carnaval, em primeiro lugar. Depois, veio uma mostra de música gaúcha e, por fim, o Coral Terra Nostra apresentou algumas canções em italiano, tirando alguns viajantes para dançar.



Durante o percurso, mata atlântica, viadutos e lindas paisagens rurais. 






 Na chegada em Garibaldi, mais música italiana, mais degustações. Desta vez, de espumante moscatel e suco de uva. O passeio é superadequado a famílias com crianças. Em cada vagão há um guia que vai contando a história da região. Por ser carnaval, estavam fantasiados com máscaras venezianas e abordaram o tema, também.




Nesta parada (uns 20 minutos), é possível se visitar um vagão original, com bancos de madeira, e também a maria fumaça.



A estação final fica em Carlos Barbosa, que recepciona o visitante com mais música italiana. Aqui se busca o ônibus amarelo, da empresa Santo Antonio, que fica estacionado no final da estação, para o retorno a Bento Gonçalves, onde os carros particulares ficam estacionados durante o passeio.




O passeio é muito legal e eu recomendo muito. Entretanto, achei que podia ter degustação de queijos em Carlos Barbosa (terra da aclamada FestiQueijo, que acontece anualmente em julho) ou de polenta e grôstoli, em Garibaldi. Degustar vinho e espumante pela manhã pode causar consequências desagradáveis nos viajantes. Vi que em Garibaldi é possível comprar porções de polenta, mas o tempo é escasso e não há nenhuma indicação disso.

Também percebi que todo o tour é feito em português, dificultando a compreensão para outros visitantes. Talvez quando isso ocorra, um vagão fique destinado aos estrangeiros e a narração ocorra em outro idioma. Não sei, estou aqui pensando que pode ser assim...

No retorno para Bento Gonçalves, você é convidado a viajar ao passado, na Epopeia Italiana. O ingresso da Maria Fumaça abrange este passeio, que conta a história da imigração italiana em cerca de 30 minutos e vale conhecer, também.




Depois desse belíssimo passeio, fomos para o Vale dos Vinhedos para ver um pouco da vindima e almoçar no delicioso Mama Gemma. Você ainda pode optar por visitar o Caminhos de Pedra, que também fica próximo e possui muitas opções interessantes.



Ciao, amore!

Nenhum comentário:

Postar um comentário