domingo, 8 de maio de 2016

O que meu filho aprendeu viajando? - Blogagem Coletiva



Adoro participar de blogagens coletivas (você pode ler sobre outras aqui) mas neste ano já perdi algumas por conta do mestrado, que está na sua fase mais complexa: escrever a dissertação. Bem, mas isso já é outra coisa.

O tema desta vez é 'o que a minha filha aprendeu viajando' e envolve muitos blogueiros que adoram viajar em família e que sempre tem dicas legais para incentivar outras famílias a por o pé na estrada e sair do lugar comum. Viajo com a Valentina desde sempre, porque vida de funcionária pública é assim: um dia aqui, outro lá, outro mais adiante, mas a família (avós, tios, primos) continua na sua origem (ou não! hehehe) e a gente acaba indo visitá-los.

A primeira viagem que fizemos com ela foi para o Uruguai, de carro. De avião, fomos ao Rio de Janeiro, depois Buenos Aires, Natal/RN e, no ano passado, ficamos na Europa durante mais de 20 dias, conforme estou contando agora aqui no blog. E já temos muitos planos para o futuro.

 
                         Uruguai                                                                                                    Buenos Aires

Como ela já tem 11 anos, resolvi entrevistá-la para saber dela mesma o que ela havia aprendido durante as nossas viagens. A primeira resposta foi: aprendi que a Monalisa foi feita na Itália e que possui outro quadro dela no Museu Clos-Lucé, em Amboise, além daquele que vimos no Louvre. 

Monalisa em Amboise
Em recente viagem, estivemos em Florianópolis/SC e lá visitamos o Projeto Tamar, que vai ser tema de post em breve aqui no blog. Lá ela aprendeu que uma tartaruga marinha vive mais de 100 anos e que somente com 15 se descobre se é macho ou fêmea, que é quando para de crescer a cauda.

No início deste ano, levei-a para visitar São Miguel das Missões, que integra a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, pois ela havia estudado as reduções no ano passado (2015), na escola. Ela aprendeu que foram os índios os construtores da redução, a mando dos padres jesuítas. Pode observar, também, onde ficava a igreja, a escola, o orfanato e demais locais que compunham a redução.

Som e Luz - São Miguel das Missões

No quesito neve, descobriu que ela não tem gosto em Andorra e que o tubbing é divertido, no Chile. Aprendeu a fazer boneco de neve em Segóvia.

Andorra                                                                                                                        Farellones

Segóvia
Em Madri, espantou-se quando expliquei a ela que no Palácio Real, morava o Rei da Espanha e a Rainha. Ela, então, perguntou, com incredulidade: rei?! Rainha?! E tem princesa, também?!  Seus olhos brilharam quando respondi que sim, que havia... Concluiu que reis e rainhas não habitam somente contos de fada.



Em outra experiência madrilenha, visitamos o Faunía, que em breve estará aqui no blog. Lá, alimentamos lêmures, que, segundo ela, possuem patinhas fofinhas e muito geladas.




Visitamos o Museu de Ufologia (outro post que estou devendo aqui!) e lá ela aprendeu que o Brasil possui um astronauta de verdade, o Marcos Pontes. Viu fotos dele e até a roupa de astronauta que usou. Quanto aos ET's? Bem, no post eu vou contar mais sobre essa visita. Mas adianto que vale a visita.

No Chile, lá no MIM, Museu Interactivo Mirador, experimentamos todos a sensação de um terremoto de verdade. A gente não curtiu muito, não... Contei aqui essa visita.



Ah, completou ela, "na Disney Paris descobri que a Malévola foi a 1ª fada malvada". E eu lá sabia que existiam fadas más... hihihihi.


Divulgação Disney

De tudo isso, ela me disse que descobriu que andar de avião é muito legal. E nós descobrimos que temos uma baita parceira de viagem.

Viajar em família é tudo de bom! E você, viaja em família? Conte pra gente a sua experiência.

Feliz Dia das Mães!

Veja quem são os demais blogs que estão participando dessa atividade no dia de hoje:


1 - Viagens que Sonhamos
2- Felipe, o pequeno viajante
3- Malas e malinhas
4 - As Passeadeiras
5 - Família Viagem
6- Viagem Simplesmente 
7- TripBaby
8- Ases a Bordo
9 - Malas e Panelas
10 - Vem Pro Parque
11 - No Mundo com a Gente
12 - Trilhas e Cantos
13 - Gosto e Pronto
14- Valentina na estrada
15- Retrip Viagens e Experiências
16 - Para a Disney e além
17 - Wanna Disney Pelo Mundo
18 - Com Filhos por aí!
19 - Cuore Curioso
20- Andreza Dica e Indica Disney
21 - Viajo com Filhos
22 - Por aí com os Pires (Line Pires)
23 - Vida de Viajete
24 - Cantinho de Ná
25 - Carregando Malinhas
26 - De Primeira Viagem
27 - Roteiro Renatours
28 - Ferinhas Viajantes
29 - Os Caminhantes
30 - Dicas da Rege
31- Pequenos pelo mundo
32 - Passeiorama
33 - Viajando em Família
34 - O Rei do Hotel
35 - Vou Viajar






34 comentários:

  1. Com certeza, o melhor é descobrir que eles são ótimos parceiros de viagem!
    Feliz Dia das mães!

    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  2. Andrea! Que lindos depoimentos de sua filha!! Ah, amo seus roteiros de viagem! Temos gosto muito parecido! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Liliane! Que bom que gostas dos meus roteiros! Assim podemos trocar figurinhas! Bj

      Excluir
  3. Oi Andrea,
    Puxa, lendo seu post me deu saudades de quando a Júlia era um menina tagarela assim e contava e explanava sobre tudo!
    Fiquei curiosa quando vi a montagem da blogagem no Instagram, de quem seria aquela foto divertida da menina com a língua para fora na neve e descobri que era a sua. Aproveite muuuito sua filha e essa fase!
    Beijos,
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, obrigada pela visita! Sim, essa foto é um resumo de todo o divertimento que foi viajarmos com ela pelo inverno europeu. Diversão, conhecimento e descobertas não faltaram!Beijo

      Excluir
  4. Que fofa sua filha comendo neve! E nem eu sabia essa da Monalisa! Lindo ver como eles aprendem mais e mais viajando... bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guaciara, não são só os pequenos que aprendem viajando, não é mesmo? Também tomei por surpresa quando a vi.

      Excluir
  5. Realmente o projeto Tamar é um lugar cheio de aprendizados. Como moro perto não me canso de visitar o local. Semana passada ainda postei algo relacionado mostrando como as crianças aprendem por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, obrigada pela visita. Conheci o Tamar em Noronha e não sabia que havia uma base dele em Florianópolis. Quando descobri, já avisei a Valen que iríamos lá visitar, porque acho o trabalho por eles desenvolvido muito legal mesmo. E supervaleu a nossa visita. Falta tempo agora para eu escrever o post... mas ele sai! abraços

      Excluir
  6. Saber o gosto da neve foi o máximo! Adorei todos os exemplos! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca provou neve???? hahahaha... a gente já fez até chimarrão com neve, acredita? Não são só os pequenos que aprendem viajando, não é mesmo? abraços e obrigada pela visita, Aline.

      Excluir
  7. Estou louca por uma viagem à Europa com meus filhos. Mas, está tão difícil de convencê-los, rsrsr, Querem sempre EUA. Vamos ver, o que vai dar esse ano. Adorei o post.Beijo. Su

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, obrigada pela visita. Sou suspeita para dizer qq coisa... eu AMO a Europa (tanto que ainda não conheço os EUA). Eu só penso em ir para lá... Coisa de gente doida! hahahaha

      Excluir
  8. Andrea, não sei se tu viu lá no blog, mas falei de ti e do teu truque de esconder moedas pela cidade no meu post! Como a tua guria tá enorme! É assustador como crescem rápido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clau! Vi sim! Obrigada pela indicação. E superfunciona, né? Pena que com a Valen já não rola mais esse tipo de brincadeira! Sim, ela está enoooorme! Supercurto teus posts! Bj

      Excluir
  9. Essa parceria de viagem com os pequenos é uma delícia!
    Adorei o post! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone, obrigada pela visita! É muito legal mesmo, né? A gente sempre fica querendo mais. bj

      Excluir
  10. Que legal Andrea, quando paramos pra perguntar às crianças sobre isso nos surpreendemos né? Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Essa menina vai crescer com uma visão de mundo incrível! Parabéns :-)

    Beijo,

    Claudia
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, adorei sua visita! A gente tenta mostrar que o mundo é muito além do umbigo da gente. Bj

      Excluir
  12. Lugares lindos, quanto aprendizado. Adorei a foto da sua filha com a boca aberta para comer neve. Meu filho adora fazer isto, e olha que ele já esta com 17 anos, kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca abriu a boca para provar neve? hahahaha A gente já fez até chimarrão com neve! bj e obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Quanta coisa legal que aprendem de forma tão divertida, né?
    Adorei seu post!!
    Ah, meu link esta dando erro no seu post.. Se conseguir verificar..http://www.viajandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva-o-que-meu-filho-aprendeu-viajando/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela visita! Eu ainda não consegui ler todos e conferir todos os links. Mas já arrumei o seu e aproveitei para revisar todos. Obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Nada melhor que ouvir deles mesmos o que aprenderam nas viagens não é mesmo!! E o bom de tudo isso é que eles aprendem a escolher o que gostam, tirar conclusões sobre suas experiências e isso tudo é muito enriquecedor. Um bj :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Muito bom ouvi-los. O problema é que tudo o que ela estuda agora ela quer ir visitar... hahahahah. Bj.

      Excluir
  15. Que descobertas deliciosas! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Muito boa a descoberta de que rei e rainha não existem apenas em contos de fada! E amei essa sua série sobre Disney Paris, preciso ler tudo!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, obrigada pela visita! É ou não é um choque?! Lembro da carinha dela me perguntando se tinha princesa e se ela podia ver... kkkk. Quando cheguei de volta ao apartamento, busquei as informações na internet e mostrei a ela quem era o rei, a rainha e as princesas. Ela amou saber. Sobre a Disney Paris, fiz uma série de posts bem completa contando a nossa experiência. Tomara que ajude alguém. Bj

    ResponderExcluir
  18. Que legal ter uma parceira de viagem!! E quem não gosta de experimentar neve?! O Thomas o mais novo se divertiu comendo neve na Áustria, foi muito divertido ver e filmar!! :) Adorei o post! Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Andrea, sua filhota tem razão: andar de avião é muito legal! E deve realmente ser uma ótima companheira de viagem! Abraços!
    Patricia Tayão.
    www.viajarhei.com

    ResponderExcluir
  20. Viajar com filhos é ter excelentes companheiros de viagem. Sua filha parece a minha, topa qualquer parada para se divertir. Amei as fotos e o relato. beijos

    ResponderExcluir