domingo, 28 de fevereiro de 2016

Castelo de Amboise - Vale do Loire/FR


Chegamos em Amboise no final da tarde e seguimos direto para o Castelo, que foi construído no alto do rochedo com vista para o Rio Loire, a fim de melhor controlar a movimentação dos inimigos.


Carlos VII confiscou o castelo, agregando-o aos bens da Coroa, pois seu então proprietário, Louis d'Amboise, foi acusado de conspirar contra Luis XI, tendo sido executado em 1431. Tornou-se num dos castelos favoritos dos reis franceses, sendo que em 1515 Leonardo da Vinci, convidado do rei Francisco I, chegou ao castelo, tendo sido acomodado no vizinho Clos-de-Lucé, que possui uma conexão subterrânea com Amboise.


Amboise está localizada na margem esquerda do Rio Loire e se estende por uma área de 40,67 Km². Em 2010, possuía cerca de 13 mil habitantes.



Leonardo da Vinci morreu em 1519 e foi sepultado na Capela de Saint-Hubert, anexa ao Castelo de Amboise, que foi construída entre 1491 e 1496.


A Sala do Conselho era o local onde o rei e seus conselheiros se reuniam para a tomada de importantes decisões. Trata-se de um amplo salão, naturalmente iluminado e decorado com a flor-de-lis, símbolo do rei.




Os jardins são lindos. E os gárgulas estão presentes na decoração do castelo.



Um dos detalhes que mais me chamou a atenção foi que as duas torres dos cavaleiros, a Torre dos Mínimos e a Torre Heurtault, não possuíam escadas e são largas para permitir o fácil acesso dos cavalos e carruagens desde o nível do rio até o plano do castelo em caso de ataque inimigo.


Nosso dia terminou com um belo por-do-sol visto desde o castelo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário