sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cemitério da Recoleta - Buenos Aires



O Cemitério da Recoleta (Cementério del Norte) foi inaugurado em 1822, sendo que o terreno foi desapropriado para esta finalidade em 1820, durante o governo Martín Rodriguez. Inicialmente, o cemitério recebia apenas cristãos, mas em 1863, o então Presidente Mitre assinou decreto que permitia que pessoas de outras religiões fossem ali sepultadas.

Foi reformado em 1880. Vê-se a presença de 13 alegorias em seu portal, que representam vida e morte.



Na reforma de 1880, ruas foram calçadas, foi construído o muro e o portal de que falei antes. Conta com quase 5.000 túmulos, atualmente, sendo vários deles considerados patrimônio histórico nacional. O cemitério em si está tombado desde 1946, em razão dos personagens ilustres que ali 'descansam em paz'. Em 2003, passou pela terceira reforma.


Um dos túmulos mais visitados, sem sombra de dúvidas, é o de Eva Duarte, mais conhecida como Evita, ex-primeira dama da Argentina. Foi a segunda esposa do General Perón. 


Além dela, há outros famosos sepultados ali, de diversas áreas: médicos, políticos, escritores, esportistas, etc. Você pode conferir a lista aqui.


Arquitetonicamente falando, o cemitério é muito rico no tocante às construções ali existentes. Há, também, diversos vitrais. Além disso, há muitas obras de arte espalhadas por toda a área, o que, por si só, já vale a visita. Esse conjunto todo faz com que ele seja um dos cemitérios mais importantes do mundo. 


O Cemitério estava aberto no dia 1º de janeiro de 2014, motivo por que deixamos para visitá-lo nesta data. Havia muitas pessoas e logo na entrada fomos atacados, literalmente, por um senhor que desenhou num papelzinho um 'roteiro' dos principais túmulos a serem visitados. Algo ininteligível e, ainda, cobrou pela informação. Importante destacar que há visitas guiadas, que deverão ser agendadas logo na entrada.

Infelizmente, pudemos observar algumas cenas promíscuas em seu interior, algo que não combina nem um pouco com o local. Sinal de que ele está meio abandonado, em que pese sua (nem tanto!) recente reforma (2003).


Lindo esse skyline, não?




Nenhum comentário:

Postar um comentário