Huaca Pucllana é um sítio arqueológico pré-inca, construído no século V, localizado no centro de Miraflores, o bairro moderno da Lima. Fica a exatos 1000 metros do mar, o deus por eles adorado.
Duas importantes razões impulsionaram o grupo sacerdotal que governava na época. A necessidade de contar com uma expressão de seu poder religioso foi a primeira. A segunda estava vinculada diretamente ao controle dos recursos hídricos derivados do sistema de canais da margem esquerda do Rio Rimac.
Foi um importante centro cerimonial e administrativo. Sua grandeza está refletida na configuração de uma arquitetura monumental, feita em adobe pequeno e forjada sobre a base de contínuas camadas e remodelações, realizados durante os três séculos que teve vigência.
Na chegada, a gente visita um museu com peças ali encontradas. Eram exímios ceramistas.
Atualmente, a área ocupa 15 hectares e está dividida em dois setores bem definidos. Um deles, de estrutura piramidal com 23 metros de altitude, constitui o setor cerimonial. Alí se realizavam atividades relacionadas ao culto religioso em honra a seus deuses, especialmente o deus mar. E outro setor, a área de praças, se situava o setor administrativo.
A visita dura em torno de 1h e custa dez soles por pessoa. O tour pode ser em espanhol ou em inglês. No trajeto, demonstrações de como viviam os Wari, a tribo que habitava o lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário