sexta-feira, 27 de outubro de 2017

5 Roadtrips inesquecíveis - Blogagem Coletiva





Este post faz parte de uma blogagem coletiva que acontece todos os meses, a partir de um grupo fechado que abrange blogueiros e pequenos blogues com perfil voltado ao turismo. Via de regra, participo dessas ações, em que vários blogues escrevem sobre um tema pré-determinado, mas nem sempre, em razão de agenda, consigo me organizar a tempo.

O tema deste mês é Roadtrips, ou seja, viagens de carro. E por aqui a gente adora pegar o carro e sair por aí. Vou contar um pouquinho sobre 5 roadtrips que fizemos e que amamos.


Roadtrip 01 - 2002 - De Salvador a Porto Alegre 


Estávamos eu e meu marido, então namorado, com viagem programada para Fortaleza e Salvador, quando um colega de trabalho dele perguntou se a gente não trazia um carro de Salvador para Porto Alegre, porque ele tem (ou na época tinha) revenda de carros usados. Na hora eu topei e, em 30 minutos, em tempos de internet discada, montei um roteiro de volta, passando por Morro de São Paulo, Porto Seguro, Guarapari, Angra dos Reis e Curitiba.

No dia combinado, pegamos o carro com o amigo desse amigo lá em Salvador, um gol, sem direção hidráulica, ar condicionado ou rádio. Antes de pegar a estrada, uma revisão mínima e, claro, troca de pneus para encarar a BR-101 desde Salvador até Porto Alegre.

Saímos de Salvador (o único post que tenho de lá você acessa clicando aqui) e passamos o final de semana em Morro de São Paulo. Na segunda bem cedo, pegamos o catamarã de volta para Valença, organizamos o carro e saímos na direção de Porto Seguro, onde chegamos no final da tarde. Aqui, depois de encontrarmos um hotel (horrível, mas era o que tinha), fomos conhecer a famosa Passarela do Álcool, onde me encontrei com o Capeta... hahahahaha

Na terça, dormimos em Guarapari e na quarta seguimos até Angra dos Reis. Na quinta, fizemos uma saída de mergulho na Baía de Angra e, de tarde, resolvemos dormir em São Sebastião, já na Rio-Santos, linda naquela época. Na sexta, tocamos até Curitiba e no sábado, ao invés de mais um pernoite em SC, como programado, a saudade de casa falou mais alto. Chegamos em Montenegro, onde morávamos na época, no final da noite.

Não tenho posts específicos dessa viagem, até porque naquela época não pensava que um dia eu teria um blogue.


Roadtrip 2 - 2010 - Uruguai


Foi a nossa primeira roadtrip em família, com a Valen bem pequena. Ela tinha apenas 5 anos. Entramos no país vizinho por Aceguá, passamos por Tacuarembó, chegando em Paysandú. Aqui ficamos dois dias no Hotel Fazenda La Paz. Depois, viajamos até Colónia del Sacramento, onde ficamos uma noite. Almoçamos em Montevideo e fomos para Piriápolis. A partir daqui, visitamos Punta Ballena e Punta del Este.

Contei mais sobre essa aventura aqui.


Roadtrip 3 - 2014 - Curitiba



Desta vez, levamos a família inteira para conhecer São Francisco do Sul e Curitiba. O objetivo maior era fazer o passeio de trem entre Curitiba e Morretes. No carro, nós os 3 mais os meus pais.  No trajeto, São Francisco do Sul e o Museu do Mar, Curitiba, passeio de trem e Vila Velha.


Contei sobre nosso roteiro aqui. Saiba mais sobre os detalhes dessa viagem clicando aqui.


Roadtrip 4 - 2015 - Expedição Europa

Aqui foi a nossa primeira ida a três para a Europa. Dividimos o trajeto de carro em dois em razão de logística e preço: a primeira parte, a francesa, fizemos de carro entre Disney Paris e Toulouse, passando pelo Vale do Loire, e a segunda, espanhola, entre Barcelona e Madri, passando por Segóvia.

Foi chegando em Segóvia que passamos pelo maior perrengue de todos na direção: estava nevando muito e a estrada estava coberta de neve e nós, inexperientes, não tínhamos as benditas correntes nas rodas... Ainda bem que foi bem curtinho o trajeto, mas que deu medo, ah, se deu...

Saiba mais sobre esse roteiro e todas as atrações que visitamos clicando aqui.


Roadtrip 5 - 2017 - Expedição Meu Brasil Brasileiro


Em janeiro deste ano, depois de termos nossos planos argentinos e chilenos frustrados por motivos diversos, decidimos, baseados na nossa primeira experiência, pegar o carro e sair meio sem rumo, meio com rumo. O objetivo era visitar nossos amigos que atualmente  moram em Niterói, fazendo a Rio-Santos no sentido Sul/Norte, ao contrário da primeira vez (2002). A ida e a vinda foram acontecendo. 

Detalhei o roteiro no único post que escrevi até hoje sobre a nossa viagem. Em breve detalharei mais os passeios e o que fizemos. Depende só de ter tempo para isso, pois ainda tenho que blogar a África do Sul...

E escrevendo este post, lembrei de outras pequenas viagens de carro que já fizemos, como por exemplo, de Frederico Westphalen (onde eu morava antes) a Treze Tílias (contei aqui), a Foz do Iguaçu (aqui) e Posadas, na Argentina.

Veja todas as blogagens coletivas de que já participamos clicando aqui. Esta é a 18ª!

Veja, também, os outros participantes desta ação:

7 comentários:

  1. Grande viagem esta da Bahia para Porto Alegre. Se fosse parar em todos os destinos do caminho dava para passar meses viajando.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jair! Agradecida pela visita! Sim, foi uma grande aventura! E pensa que nessa época não tinha telefone celular, internet era coisa rara... Foi no Guia 4 Rodas, mesmo. Perguntando aqui e ali... Foi muito legal. E foi pensando nessa que fizemos a de janeiro deste ano, no sentido contrário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser muita emoção dirigir na neve, a gente nunca se atreveu. Taí uma coisa pra colocar na lista. E que gostoso pegar o carro e ir parando onde der e quiser, outra coisa que faz tempo não faço...

    ResponderExcluir
  4. Difícil escolher a viagem mais gostosa, hein! Excelentes sugestões! :)

    ResponderExcluir
  5. Quantas road trips legais, muita história pra contar e muito perrengue também, né? Essa da Espanha merece um post, kkkk, adorei todos, muito bacana essa animação de vocês em pegar a estrada.

    ResponderExcluir
  6. Isso sim é roadtrip de verdade! As minhas são roadtrips nutela! hauahuahua

    ResponderExcluir