domingo, 28 de junho de 2015

Cripta Arqueológica de Paris


Programei essa visita na Crypte du Parvis na primeira vez em que estive em Paris, mas na oportunidade, não localizei a sua entrada. Explico. O acesso é pela praça da Notre Dame e até aí, tudo bem. Da outra vez, estava acontecendo nessa praça a Feira Nacional do Pão e tinha tantas bancas montadas (com deliciosas baguetes e queijos maravilhosos) e tanta gente, que eu resolvi partir para as degustações e não mais procurar a entrada. Deixei para a próxima. E desta vez consegui visitar ruínas de Lutécia, onde viviam os Parisi quando dos primórdios da cidade (nessa época, dominava o Império Romano).


Trata-se de um conjunto de vestígios arqueológicos, encontrado durante uma escavação ocorrida entre 1965 e 1970, mostrando um panorama único da evolução urbana e da arquitetura parisiense.


Há ruínas dos banhos públicos, da muralha construída no séc. IV, bem como dos esgotos construídos por Haussmann, importante urbanista que redesenhou Paris.


La Crypte está sob a Praça da Igreja de Notre Dame. Dali você já emenda uma visita à Catedral. A visita dura em torno de 30 minutos. Poderá optar, também, por visitar a Saint Chapelle e a Conciergerie, que também são próximas.




2 comentários:

  1. Nossa, eu visitei a cripta e adorei, mas vejo tão pouca gente que conhece por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri sobre a cripta lendo este livro: http://dorsparaomundo.blogspot.com.br/2011/07/paris.html

      Excluir