sábado, 20 de abril de 2013

Açougue do Dario - Panzano in Chianti


Por indicação de um amigo e também do guia da Lonely Planet Florença e Toscana, decidimos que não deixaríamos passar a oportunidade de conhecer o Açougue do Dario, ou Antica Macelleria Cecchini, em Panzano. O acesso é de carro, pois não há trens nessa região. E as paisagens... Bom, a Toscana é toda linda em qualquer época do ano!


Mas você deve estar se perguntando: visitar um açougue??? Sim, um açougue. Mas é um açougue diferente. O Dario é um showman. Na parte de baixo, é um açougue como qualquer outro, que vende cortes de carne (um kg de filé sai por €44,00) . Na parte de cima, um pequeno restaurante, que abre todos os dias, exceto domingo, das 12h até as 15h.


O açougue existe há uns 250 anos, sempre nas mãos da Família Cecchini. Atualmente, o carismático Dario é o seu comandante.




Quando você chega, ele te recebe com um sorriso largo. E se for do Brasil, então, nem se fala! Segue cantarolando alguma música brasileira (há um brasileiro que trabalha lá) e oferecendo salame, pão toscano, vinho e queijo. E não cobra por isso. 





Estivemos por ali para saber quanto ao almoço e saímos a caminhar pela pequenina, porém aconchegante Panzano. Depois, voltamos para degustarmos o menu: o Accoglienza, que inclui o sushi de carne e o Mac Dario, tudo acompanhado do bom vinho do Chianti. À noite são outras as opções para o jantar.





O Açougue do Dario fica na Via XX Luglio, 11, Panzano in Chianti. O telefone é +39 055 852176 e o fax +39 055 852700. Abre de segunda-feira a quinta e domingo (09h às 14h) e nas sextas e sábados das 09h às 18h.

Não deixe de incluir este restaurante na sua próxima ida à Toscana. Você não vai se arrepender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário